O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) retomou suas atividades no dia 25 de agosto em Palmital. O órgão, que ficou inativo por cinco anos, tem a função de discutir os problemas, desenvolver campanhas educativas e deliberar sobre políticas públicas para o setor. Os trabalhos contam com a participação de representantes do Poder Público e da sociedade civil.
O presidente Ilton Manfio abriu a reunião no auditório do Sindicato Rural e apresentou os integrantes da nova diretoria, que tem o presidente da Câmara Municipal Fabiano dos Santos como vice. A secretaria é ocupada por Sidervaldo Miraglia Arraes (primeiro) e José Marcelo Froes (segundo).
A diretoria também tem o agente comunitário de saúde e vereador Cristian Nogueira como diretor de Assuntos Comunitários. A reunião de reativação teve a presença do delegado Mateus Silva, chefe da Polícia Civil, do sargento Marcos Antônio Correia de Campos, comandante do Pelotão da PM e do vereador Lukas Amatti.
Fabiano dos Santos abordou projetos a serem realizados pela segurança pública em Palmital, como o Vizinhança Solidária e as ações voltadas ao policiamento comunitário. O vereador também lembrou das iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura, incluindo a atividade delegada, o GPS Caipira e o sistema de videomonitoramento urbano.
Mateus Silva destacou o empenho pelo trabalho conjunto entre Polícia Civil e Militar, enfatizando também a necessidade da população fornecer informações para garantir o sucesso das atividades preventivas e de esclarecimento de delitos. Houve ainda palavras do sargento Marcos, que garantiu apoio da PM nas ações voltadas à proteção da população e à garantia da ordem pública.
Ao final, Hilton Manfio falou sobre ações de sucesso já realizadas pelo Conseg e comandou a deliberação sobre as questões a serem discutidas, incluindo a solicitação de uma unidade do Corpo de Bombeiros para Palmital. Também ficou definido que o órgão fará as reuniões todas nas últimas quintas-feiras de cada mês, às 18h15 no Sindicato Rural.