Após dias de intenso calor e baixos níveis de umidade relativa do ar durante a semana passada, Palmital teve uma considerável mudança climática com chuvas registradas entre sábado e domingo devido ao avanço de uma frente fria pelo Estado de São Paulo. O fenômeno fez com que os termômetros despencassem e houvesse a madrugada mais fria do ano nesta segunda-feira (26/08), com a formação de pontos de geada em algumas localidades da zona rural.
A última semana foi marcada por temperaturas elevadas, atípicas para o período do inverno e tempo muito seco, que favoreceram a incidência de queimadas e também causaram transtornos à população, com desconforto respiratório devido à baixíssima umidade do ar e a poeira acumulada. No domingo retrasado (18/08), Palmital teve apenas 12,8% de umidade relativa do ar, conforme registro do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), que mantém uma estação automática em Sussuí. Em toda a semana passada, os níveis ficaram abaixo dos 20%.
O clima permaneceu quente e muito seco até a última sexta-feira (23/08), quando a temperatura máxima atingiu 35,1°C, com um final de tarde e noite tomadas por fumaça e fuligem resultantes das queimadas que foram registradas de forma generalizada no Estado da são Paulo. No sábado (24/08), os termômetros entraram em queda e houve chuva no período da tarde, com precipitações leves que entraram pela noite e se estenderam pelo domingo (25/08), que teve tempo nublado durante o dia.
A partir da noite de domingo (25/08), houve queda acentuada nas temperaturas e o céu começou a limpar. A temperatura máxima não passou dos 16,5°C, segundo registros do órgão de informações agrometeorológicas. Na madrugada de segunda-feira (26/08), conforme o Ciiagro, a mínima em Palmital foi de 4,5°C, a menor temperatura do ano em Palmital, com a ocorrência de geada fraca devido à formação de gelo sobre a vegetação em áreas da zona rural de topografia mais baixa.
De acordo com o Climatempo, o clima terá sol e temperaturas em elevação nos próximos dias. Nesta segunda-feira (26/08), a máxima deverá chegar a 23°C. Para terça-feira (27/08), a estimativa é de 8°C a 25°C. Para quarta-feira (28/08), de 10°C a 28°C. A partir de quinta-feira (29/08) o calor toma conta com termômetros entre 13°C a 31°C, com marcas de 16°C a 32°C na sexta-feira (30/08). O próximo final de semana será de tempo quente, com temperaturas de 19°C a 36°C.