Esta terça-feira (15/07) é marcada como o Dia Nacional do Homem, no Brasil. Segundo a Brasil Escola, a data visa dar luz a problemas e circunstâncias que possam atingir pessoas do gênero masculino.
O dia 15 de julho foi proposto em 1992, pela Ordem Nacional dos Escritores, e, desde então, ganhou visibilidade, principalmente de autoridades políticas e dentro dos nichos de especialistas na saúde masculina.
Outra data foi escolhida internacionalmente, proposta pelo médico Jerome Teelucksingh, de Trinidad e Tobago, à Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, resultando no Dia Internacional do Homem, em 19 de novembro.
Com a virada do milênio, muitas campanhas foram feitas visando conscientizar os homens da importância de cuidarem de seu corpo e de sua saúde, como, por exemplo, o “Novembro Azul” sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. Campanhas contra doenças resultantes do tabagismo e do consumo de álcool também são questões importantes.
Ainda, a data propõe uma reflexão sobre a igualdade de gênero e mudanças de comportamento do homem moderno e de outras eras, como as mudanças de papéis sociais de homens e mulheres, funções de convivência com amigos e familiares, até mesmo a quebra da masculinidade frágil.
Fonte: CNN Brasil