Palmital vive uma nova onda da pandemia com o aumento no número de casos registrados de coronavírus. O crescimento no início de 2022 ocorre depois de um período com apenas duas ocorrências da Covid entre os meses de outubro e novembro do ano passado. Nos boletins epidemiológicos emitidos desde meados de dezembro até esta sexta-feira (07/01) foram 215 pacientes com exames positivos.
A nova onda passou a ser verificada a partir de 17 de dezembro – o último caso anterior havia ocorrido em 12 de novembro. O ano de 2021 terminou com 53 pacientes positivos. Nesta primeira semana de 2022, o volume de registros se multiplicou. O Boletim Epidemiológico de segunda-feira (03/01) trouxe 25 novos casos e o de terça-feira (04/01), 22 pacientes infectados.
Na quarta-feira (05/01), foram confirmados 30 casos da doença, o maior índice diário nesta nova onda da pandemia. Na quinta-feira (06/01), trouxe mais 29 pacientes. O Boletim Epidemiológico desta sexta-feira (07/01) confirmou 56 resultados positivos para a Covid, o maior número da nova onda da pandemia.
O relatório mostrou que 175 pessoas estão em isolamento domiciliar para recuperação e podem transmitir a doença. O levantamento indica que há 105 pessoas aguardando resultados de testes para confirmar ou descartar a infecção pela Covid.
O boletim trouxe informação de 62 novos casos notificados para Covid, indicando a tendência da continuidade da transmissão em Palmital e a perspectiva da confirmação de mais pacientes contaminados pela doença. Até o momento, foram confirmados 3.385 casos da Covid em Palmital desde o início da pandemia, com 76 óbitos de pessoas residentes no município.
O levantamento da Secretaria de Saúde mostrou também que, apesar do elevado número casos confirmados nos últimos dias, não há pessoas com quadros graves de síndromes respiratórias que necessitem de internação em enfermaria ou UTI.
.
ATENDIMENTO AOS PACIENTES
A Prefeitura está mobilizada no enfrentamento à pandemia e adotou novas medidas para combater a doença e garantir o atendimento aos pacientes. Na tarde desta sexta-feira, a Secretaria de Saúde emitiu nota com informações sobre os novos procedimentos de assistência à população. Confira:
“O ATENDIMENTO PARA SÍNDROME GRIPAL, localizado no Centro de Saúde, anteriormente chamado de AMBULATÓRIO COVID, atende todos os casos sintomáticos respiratórios e casos de Covid-19 positivo.
Os atendimentos dos pacientes são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00 no Centro de Saúde. Casos positivos de Covid-19 são atendidos preferencialmente no período da tarde, das 13h00 às 16h00, e os casos suspeitos no período da manhã e da tarde. Aos sábados e domingos os atendimentos são realizados no Pronto Socorro, das 7h00 às 19h00.
A medicação do paciente suspeito ou positivo deve ser retirada na Farmácia Central, preferencialmente por algum familiar que não esteja sintomático. No atual momento não existem condições ideais para promover a entrega no Centro de Saúde.”