A nova onda da pandemia está ocasionando considerável aumento de casos do coronavírus em Palmital. E a rotina de dor e sofrimento verificada no ano passado começa a se repetir em 2022.
A Secretaria de Saúde está investigando a morte, ocorrida no início da noite desta segunda-feira (10/01), de um paciente com Covid que estava entubado na Santa Casa de Palmital e foi levado para UTI em Marília.
De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura, o idoso de 80 anos deu entrada no sábado (08/01) no Pronto-Socorro Municipal com síndrome respiratória aguda grave e testou positivo para a Covid.
Devido a dificuldades respiratórias, ele foi entubado na manhã de domingo (09/01) aguardou até a tarde desta segunda-feira (10/01) em leito de isolamento da Santa Casa.
O paciente, que recebeu três doses da vacina contra o coronavírus e possuía doenças crônicas, não resistiu e foi a óbito quando estava em UTI Móvel a caminho do Hospital das Clínicas de Marília.
A Prefeitura deverá apurar se o falecimento ocorreu diretamente pela Covid ou por algum fator decorrente da doença viral.
Segundo a Secretaria de Saúde, a Santa Casa de Palmital não mantinha paciente internado com Covid desde meados de setembro de 2021. No ano passado, a ala de isolamento do hospital ficou lotada por vários períodos e registrou morte de pessoas que aguardavam transferência para UTI.
O município de Palmital estava há 130 dias sem verificar morte pela Covid, pois o último caso foi registrado em 2 de setembro de 2021. Caso seja confirmado, o paciente morto nesta segunda-feira será a 77ª vítima fatal causada pela doença desde o início da pandemia. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, não há nenhum outro paciente internado no momento.