A Secretaria de Educação da Prefeitura realiza uma programação especial de eventos nesta quarta-feira, 7 de setembro, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. As comemorações foram iniciadas com um ato cívico pela manhã, com a presença de autoridades, integrantes da equipe de administração, gestores de unidades de ensino, representantes de entidades e convidados.
Devido à chuva que incidiu sobre Palmital às 8 horas, o ato cívico previsto para a praça da Bandeira teve de ser reorganizado. O padre Marcelo Barreto convidou todos os presentes a entrarem na Matriz de São Sebastião, onde foi realizada a apresentação das autoridades, incluindo o prefeito Luis Gustavo Mendes Moraes e o presidente da Câmara Fabiano dos Santos, acompanhado de vereadores.
A cerimônia contou com o canto do Hino Nacional e do Hino de Palmital, seguido de pronunciamento do padre Marcelo Barreto e da secretária de Educação Márcia Descrove, que falou sobre a importância da comemoração do Bicentenário da Independência. Também discursaram o Fabiano dos Santos e o prefeito Luis Gustavo.
Ao final, o aluno Nicolas Miranda Gomes, da escola Horácio da Silva Leite, representou os estudantes da rede municipal e fez a leitura de uma poesia sobre a Independência do Brasil. O evento foi encerrado na praça da Bandeira, quando já não choviam mais, com o hasteamento das bandeiras feito por Luis Gustavo, Fabiano e pelo vereador Marcelo Marin. Pela manhã, a Paróquia de São Sebastião também realizou uma missa especial na Matriz do centro de Palmital.
A partir das 17 horas está programado o desfile pela rua Manoel Leão Rego, com o tema “Bicentenário da Independência do Brasil”. O evento retomará a tradição das grandes comemorações cívicas em Palmital, que foram suspensas em 2020 devido à pandemia da Covid. Há a expectava de milhares de pessoas presente à festividade.
Estão confirmadas as participações de alunos, professores e dirigentes de creches e escolas municipais, estaduais e particulares de Palmital, além de entidades, projetos e grupos da comunidade. A animação ficará por conta de fanfarras escolares e de projetos, além da banda de Tarumã. Haverá ainda a participação de pelotões mostrando ações de secretarias municipais.











































