10/09/2023 – Osvaldo Francisco Baptista, aos 64 anos, casado, deixa a esposa Cristina e os filhos Fernanda, Thiago e Matheus, além de netos e bisnetos. O velório ocorre no Centro Funerário São Vicente, em Assis, a partir das 13 horas deste domingo (10/09) e o corpo será transladado a partir das 10h30 de segunda-feira (11/09) para Palmital, onde ocorre o sepultamento às 11horas no Cemitério Municipal.
Daily Archives
10 de setembro de 2023
Crime aconteceu em São Vicente (SP). O sargento aposentado Gerson Antunes Lima, de 55 anos, morreu baleado após ser abordado por criminosos.
Um sargento aposentado da Polícia Militar, de 55 anos, morreu após ser baleado por criminosos em São Vicente, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1 no sábado (09/09), a vítima, identificada como Gerson Antunes Lima, chegou a ser socorrida em um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
O crime aconteceu na Rua Juarez Távora, na Cidade Náutica. Gerson foi abordado por criminosos enquanto varria a rua de casa. Segundo a PM, os bandidos fugiram em duas motos. Informações sobre as eventuais prisões dos suspeitos ainda não foram divulgadas.
De acordo com a corporação, Gerson Antunes Lima chegou a ser socorrido no pronto-socorro do Hospital do Vicentino, no bairro Vila São Jorge, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
A PM informou que o agente estava inativo desde 2019. Segundo a corporação, a última unidade em que Gerson atuou foi na 1ª Companhia do 45º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I).
PM lamenta morte
Por meio de nota, a Polícia Militar lamentou a morte de mais um “companheiro de farda” na Baixada Santista.
Segundo a corporação, Gerson é o oitavo policial militar morto na região desde janeiro deste ano, sendo sete inativos. A PM pontuou que, além disso, outros 12 agentes já foram feridos em 2023 no litoral paulista, oito deles em serviço, três em folga e um inativo.
Secretário de Segurança de SP
O secretário de Segurança do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, também comentou sobre a morte do PM aposentado.
Por meio das redes sociais, ele afirmou que as forças policiais vão “atrás dos responsáveis” pelos ataques aos agentes (veja abaixo).
Fonte: g1
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/j/g0QVHxTPaB0hqarH1Vjg/derrite.jpg)
Secretário de Segurança do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, comentou sobre a morte do PM aposentado — Foto: Reprodução
Menino de 11 anos e homem de 32 anos são vítimas de afogamentos no feriadão
by Bruno
written by Bruno
Uma triste ocorrência abalou a cidade de Itaporanga (SP), durante a madrugada de sexta-feira (08/09). O corpo de uma criança de apenas 11 anos foi encontrado submerso nas águas de um lago, após ter desaparecido na tarde anterior, na quinta-feira (07/09).
De acordo com informações fornecidas pelo Corpo de Bombeiros local, as equipes de resgate enfrentaram uma tarefa árdua, que exigiu o uso de máquinas para diminuir o nível da água do lago e, assim, facilitar a busca pela vítima desaparecida. Tragicamente, ao ser localizado, o corpo da criança já apresentava rigidez cadavérica, indicando que o afogamento havia ocorrido há algumas horas.
Ainda de acordo com os bombeiros, não foram observados sinais de violência no corpo da vítima. Após ser retirado da água, o corpo ficou sob a custódia da polícia local, aguardando a chegada da perícia, que investigará as circunstâncias do ocorrido.
Em uma outra ocorrência separada, na manhã da quinta-feira (07/09), um homem de 32 anos perdeu a vida em uma tragédia similar. O incidente ocorreu em Igaraçu do Tietê, também no interior de São Paulo, em uma área destinada a banhistas às margens do Rio Tietê.
Segundo informações fornecidas pela Polícia Militar local, o homem teria entrado no rio e deixado apenas uma camiseta na margem antes de começar a lutar contra as águas. Testemunhas relataram que a vítima chegou a pedir ajuda três vezes antes de desaparecer sob a superfície do rio.
Diante da emergência, populares acionaram imediatamente o Corpo de Bombeiros de Jaú (SP), que respondeu prontamente ao chamado. A equipe de resgate encontrou o corpo do homem, identificado como Anderson Lúcio, ainda na tarde do mesmo dia. A Polícia Civil foi acionada e está conduzindo uma investigação para esclarecer as circunstâncias que levaram ao afogamento.
Estas trágicas ocorrências reforçam a importância da segurança e da supervisão constante em ambientes aquáticos, especialmente em momentos de lazer. É fundamental que as comunidades locais estejam alertas e conscientes dos riscos envolvidos, bem como tomem medidas preventivas para evitar futuras tragédias.
Fonte: Passando a Régua
O que se sabe sobre terremoto no Marrocos que já deixou mais de 2.000 mortos
by Bruno
written by Bruno
Tremor de magnitude 6,8 atingiu o centro do Marrocos na noite de sexta-feira (08/09).
O total de mortos depois que um forte terremoto atingiu o centro do Marrocos passou dos 2 mil, segundo o Ministério do Interior do país.
O sismo — de magnitude 6,8 — fez com que as pessoas corressem para as ruas de Marrakech e de outras cidades próximas.
A estimativa é de que haja 300 mil pessoas afetadas pelo sismo em Marrakech, ou seja, um terço da população da cidade.
O rei Mohammed 6º declarou três dias de luto nacional e determinou o fornecimento de abrigo, comida e outras formas de ajuda aos sobreviventes.
Muitas pessoas estão passando uma segunda noite ao ar livre.
Um tremor secundário, de magnitude 4,9, foi sentido 19 minutos depois do terremoto.
Muitas das mortes ocorreram em áreas montanhosas de difícil acesso. Há também o registro de 1.400 pessoas gravemente feridas. A maioria das vítimas mais está nas províncias ao sul de Marrakech.
O terremoto ocorreu pouco depois das 23 horas, no horário local (19h de Brasília), a uma profundidade relativamente rasa, a cerca de 71 km a sudoeste de Marrakech, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O Ministério do Interior afirma que a província de Al Haouz tem o maior número de mortos, seguida pela província de Taroudant. Há muito menos mortes em Marrakech, embora a cidade antiga, tombada pela Unesco, tenha sofrido danos consideráveis.
Acredita-se que muitas casas simples de tijolos de barro, pedra e madeira em aldeias montanhosas tenham desabado, mas levará algum tempo até que se conheça a escala da devastação em áreas remotas.
A repórter marroquina Aida Alami cresceu em Marrakech e tem mantido contato com os pais, que moram na cidade. Ela diz que o terremoto foi totalmente inesperado.
“Não é um país onde as pessoas saibam o que fazer em caso de terremotos. As pessoas só ficam do lado de fora. Elas estavam realmente preocupadas com os tremores secundários e não sabiam o que fazer e ninguém lhes dizia o que fazer”, afirmou ela.
“Algumas das imagens chocantes que vimos nesta manhã são das antigas muralhas que circundam a cidade velha”.
“E estamos vendo escombros e muita destruição lá dentro. São edifícios muito antigos, provavelmente não foram construídos com solidez suficiente.”
A Embaixada do Brasil na capital Rabat emitiu nota dizendo que não há notícias neste momento de brasileiros mortos ou feridos e que acompanha com atenção os desdobramentos do terremoto.
Foi informado que o corpo diplomático no país “trabalha em regime de plantão, e pode ser contatado pelo telefone +212661168181 (inclusive WhatsApp)”.
A delegação da seleção olímpica brasileira, de jogadores até 23 anos, está na cidade de Fez, onde disputou uma partida contra a seleção marroquina.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), segundo o GloboEsporte, informou que os integrantes da delegação foram levados para a piscina do hotel e voltaram para o quarto uma hora depois do tremor inicial.
O epicentro do sismo foi nas montanhas do Alto Atlas.
A jornalista Alice Morrison está na região e disse à BBC que o cenário é “apocalíptico”, com “rochas por todos lados, buracos gigantescos” e rachaduras no solo.
Hospitais da cidade estão recebendo um grande número de vítimas e autoridades pedem que sejam feitas doações de sangue nesse momento.
Uma nuvem de poeira foi vista no topo da histórica mesquita Koutoubia, de 850 anos, em Marrakech. Pessoas no local temiam que pudesse haver risco de desabamento
O tremor também afetou as províncias e os municípios de al-Haouz, Ouarzazate, Azilal, Chichaoua e Taroudant.
O terremoto ainda foi sentido na capital Rabat, a cerca de 350 km de distância, bem como nas cidades de Casablanca e Essaouira.
‘Choque e pânico’
“Sentimos um tremor muito violento e percebi que era um terremoto”, disse Abdelhak El Amrani, um homem de 33 anos de Marrakech , à agência de notícias AFP.
“Pude ver os prédios balançando. Então saí e havia muitas pessoas na rua. As pessoas estavam em estado de choque e pânico. As crianças choravam e os pais estavam perturbados.
“A eletricidade caiu por 10 minutos, assim como a rede (de telefonia), mas depois voltou. Todos decidiram ficar do lado de fora”, disse ele.
Em entrevista ao programa Today, da BBC Radio 4, o jornalista britânico Martin Jay, que mora no Marrocos, disse: “Houve relatos na mídia marroquina alertando que as pessoas não voltassem para suas casas.”
“Esta foi uma mensagem nacional divulgada pelas autoridades.”
“Foi uma noite estranha [em] quase todas as cidades do Marrocos, [onde] a maioria das pessoas ficou sentada no chão do lado de fora de suas casas ou prédios de apartamentos, porque estavam com medo do segundo terremoto que eles previram que ocorreria de duas horas mais tarde.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/K/U/xdRGubT0ySU7wBaoXnAw/000-33ur3fb.jpg)
Moradores do vilarejo de Moulay Brahim, um dos mais afetados pelo terremoto, rezam diante de vítimas da tragédia. — Foto: Fadel Senna/AFP
A cidade de Marrakech foi muito afetada
Pelas informações disponíveis até o momento, Marrakech parece ter sido duramente atingida. O coração histórico da cidade é patrimônio mundial da Unesco.
Vídeos não verificados no X (antigo Twitter) mostram edifícios danificados, outras construções balançando e ruas cobertas de escombros.
Pessoas foram vistas correndo alarmadas e algumas andando em meio a nuvens de poeira.
Alguns edifícios da cidade velha de Marrakech ruíram, disse um morador à agência de notícias Reuters.
Vários clipes no X mostram edifícios desabando, mas a BBC não identificou onde eles foram gravados precisamente.
Maior terremoto em décadas
O Marrocos já testemunhou alguns fortes terremotos no passado, incluindo um em 2004.
Há 19 anos, um terremoto atingiu a cidade de Al Hoceima, no nordeste de Marrocos, e matou 628 pessoas.
Em 1960, o terremoto de Agadir matou 12 mil pessoas.
Esses números dão indicação da escala de vítimas que poderemos ver no terremoto que ocorreu na última sexta.
Segundo Jonathan Aman, repórter de ciência da BBC News, poucos terremotos de magnitude 6,8 eram esperados para este ano e não no Marrocos.
A maioria da atividade tectônica nessa região ocorre no Mediterrâneo, e em direção à Turquia, que sofreu um violente terremoto no começo deste ano.
A surpresa traz consequências pela falta de uma preparação adequada a esse tipo de evento.
Líderes mundiais prestam solidariedade
Líderes de diversos países enviaram mensagens de condolência depois de receber a notícia da tragédia.
O presidente francês, Emmanuel Macron, diz estar “devastado” com a notícia e acrescentou que o seu país está pronto para ajudar com esforços de socorro.
Vladimir Putin afirmou que a Rússia partilhava “a dor e o luto do amigo povo marroquino”.
Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, enviou as “mais profundas condolências” a Marrocos.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, escreveu no X, antigo Twitter: “Toda a minha solidariedade e apoio ao povo de Marrocos após este terrível terremoto”.
O turco Recep Tayyip Erdogan, cujo país foi atingido por um trágico sismo no início deste ano, declarou que estava pronto para oferecer ajuda.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, “deu instruções para fornecer toda a assistência necessária ao povo marroquino”, segundo um comunicado de imprensa do seu gabinete.
E a União Africana expressou a sua “grande dor” pelas “consequências trágicas” do terremoto.
Fonte: BBC
Corpo foi arrastado até o campo de futebol. Vítima é a 7ª em assassinatos registrados em Marília no ano.
Um homem de 38 anos foi assassinado na madrugada de domingo (10/09) na área externa do Centro Comunitário Integrado “Vicente de Andrade Gelás”, conhecido como poliesportivo da Vila Coimbra, na zona Oeste da Marília.
O corpo foi encontrado pela manhã após informação recebida ainda na madrugada pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). Acionada, a Polícia Civil confirmou o homicídio.
A vítima estava ao lado do campo de futebol com um tiro no peito. A suspeita é que o homem tenha sido atingido pelo disparo enquanto estava na academia ao ar livre e arrastado até o local por uma pessoa.
“O autor pode ser tentado ocultar o cadáver, mas acabou deixando por ali mesmo”, afirmou o delegado Adriano Marreiro. “A vítima era usuária de crack e algum desentendimento pode ter provocado o crime”, disse ao Marília Notícia.
A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) já assumiu o caso. Evidências recolhidas no local e registradas pela perícia criminal podem auxiliar na busca pelo autor do assassinato.
O homicídio deste domingo é o oitavo do ano em Marília, segundo estatísticas oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Fonte: Marília Notícia

José Bezerra de Menezes Neto, conhecido como Binho Bezerra, ficou na 205º lugar na lista de bilionários da revista “Forbes”, divulgada no final de 2022
O bilionário José Bezerra de Menezes Neto, conhecido como Binho Bezerra, foi encontrado morto, no sábado (09/09), junho de sua mulher, Luciana Bezerra, em um condomínio em Guarujá, no litoral de São Paulo. A informação foi confirmada à CNN pelo delegado titular do Distrito Sede da cidade, Antônio Sucupira.
Um cachorro também foi encontrado morto no local.
Binho ficou na 205º lugar na lista de bilionários da revista “Forbes”, divulgada no final de 2022. Seu patrimônio foi avaliado em R$ 1,5 bilhão.
Ele integra a terceira geração de controladores do BicBanco, fundado em 1938, na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, por seu pai, o ex-deputado federal e ex-vice-governador do estado, Humberto Bezerra, e por seu tio, o ex-governador do Cerará, Adauto Bezerra.
Em 2013, o empreendimento foi vendido ao China Construction Bank por R$ 1,62 bilhão. Hoje a instituição se chama CCB Brasil.
O caso
O filho do casal acionou a Polícia Militar após a ocorrência. As autoridades preservaram o local. A perícia e a equipe de homicídios da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Santos compareceram ao local para fazer as diligências necessárias.
A principal linha de investigação, segundo o delegado, é de morte por intoxicação de gás, utilizado para aquecer a piscina e a água da residência. Os investigadores que estiveram no condomínio informaram que não havia sinais de violência nos corpos, sangue pela casa ou indícios de que houve luta corporal.
Antonio Sucupira observou, no entanto, que nenhuma hipótese sobre as mortes pode ser descartada.
Os peritos do Instituto de Criminalística de Santos foram acionados e terão o auxílio da perícia e engenharia criminal de São Paulo na elaboração dos laudos necroscópicos, que devem ser concluídos até o final do mês de setembro.
A polícia também requisitou ao condomínio de Iporanga as imagens das câmeras de segurança do empreendimento.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), lamentou o caso pelas redes sociais.
“Recebi, com muita tristeza, a notícia da morte do empresário cearense Binho Bezerra e de sua esposa Luciana. Binho presidiu o Banco BIC, que foi fundado pelo seu pai, Humberto Bezerra e seu tio, o ex-governador Adauto Bezerra. Que Deus conforte o coração dos amigos e familiares”, disse Elmano.
Fonte: CNN Brasil
Acidente entre moto e cavalo deixa duas pessoas feridas na vicinal da região
by Bruno
written by Bruno
Na noite de sábado, 9 de setembro, um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um cavalo deixou duas pessoas feridas na Rodovia Vicinal que liga Chavantes ao distrito de Irapé (SP-276).
Segundo informações do Boletim de Ocorrência registrado para fins de acionamento de perícia e que será complementado posteriormente, o acidente ocorreu por volta das 21h25 e envolveu uma motocicleta Honda/150, prata, com placa de Bernardino de Campos (SP), que transportava dois ocupantes, e um cavalo que estava na vicinal.
O Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), representado pelo CB PM Camargo, informou que as duas pessoas que estavam na motocicleta sofreram lesões no acidente e foram prontamente socorridas à Santa Casa de Chavantes. Apenas uma das vítimas foi parcialmente identificada pelas autoridades, tratando-se de Adrielson Fernando Ferreira, de 25 anos.
Até o momento, não foram divulgadas informações detalhadas sobre o estado de saúde das vítimas e do animal atingido pela moto. A perícia foi acionada para o local e a ocorrência foi atendida pela Polícia Militar local.
As circunstâncias do acidente serão investigadas.
Fonte: Passando a Régua
Ao ver a viatura policial, o suspeito tentou descer, caiu no chão e foi detido próximo ao local.
Um homem, de 48 anos, foi preso em flagrante na noite de sexta-feira (08/09) por descumprir medida protetiva solicitada pela ex-mulher, em Panorama (SP).
A vítima informou à Polícia Militar que o ex-marido estava tentando entrar na residência em que mora dizendo que “quebraria a casa toda”.
Após a mulher negar a entrada do suspeito no local, ele subiu no telhado na intenção de invadir a residência.
O suspeito tentou descer ao avistar a viatura policial, caiu no chão e acabou detido pelos agentes próximo ao local.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante e o homem permaneceu à disposição da Justiça.
Fonte: g1
Vítima foi internada na UTI do Hospital Regional mas não resistiu e veio a falecer
Na manhã desta sexta-feira, 8 de setembro, Lourival de Figueiredo, de 74 anos, morreu após 7 dias internado na UTI do Hospital Regional de Assis. Segundo a nora Susana, Lourival pilotava sua moto pela Rua Santa Terezinha quando sofreu um AVC e bateu em um veículo parado no sábado, 2 de setembro.
O idoso foi socorrido e encaminhado para o Hospital Regional, onde ficou por uma semana, porém, na manhã desta sexta-feira, não resistiu e veio a óbito.
Além do AVC, com o impacto da batida, o homem teve traumatismo craniano e morte encefálica. Lourival trabalhava como chapeiro em Assis e região.
Ele deixa esposa, um filho, dois netos e nora. Seu corpo foi velado na Catedral de Assis e o sepultamento ocorreu na tarde de sexta-feira (08/09).
Fonte: AssisCity
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista afirmou que o caminhão apresentou problemas mecânicos e, por isso, perdeu o controle da direção na descida da vicinal Adelmo Piva.
O tombamento de uma carreta bitrem, no sábado (09/09), interditou o tráfego estrada na vicinal Adelmo Piva, que liga Tupã a Quatá (SP).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista afirmou que o caminhão apresentou problemas mecânicos e, por isso, perdeu o controle da direção na descida.
O veículo ficou em “L” na pista, com a carreta travando completamente a via. O trecho estava molhado no momento do acidente. Apesar do susto, o caminhoneiro não se feriu.
Agentes de trânsito de Tupã e o Corpo de Bombeiros estiveram no local para retirar o veículo. O trecho da vicinal ficou interditado até o início da noite deste sábado, quando foi liberado novamente após a remoção do veículo e de parte da carga que havia ficado espalhada na pista.
Fonte: g1
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/L/r/FkccjzSTuCJrOpRBf27A/creditos-joao-trentini-radio-tupa-2-.jpeg)
Carreta estava carregada de semente de sorgo — Foto: João Trentini/Rádio Tupã