Vendaval causou danos materiais e feriu seis funcionários municipais em acidente durante festa de confraternização
Depois da tempestade da sexta-feira, 03/11, que causou muitos estragos nas áreas urbanas e rural de Ibirarema, o prefeito José Benedito Camacho, o Camachinho, assumiu pessoalmente o comando dos trabalhos de limpeza e recuperação da cidade, incluindo o atendimento a feridos e a pessoas que tiveram suas casas avariadas.
A maratona do prefeito começou por volta do meio dia de sexta-feira, quando uma forte ventania atingiu a cidade e derrubou as tendas montadas para a festa de confraternização dos funcionários, que seria realizada na Chácara do Sargento, em comemoração ao Dia do Servidor Público, em incidente que causou ferimentos em seis servidores da Prefeitura. Diante da fatalidade, o prefeito acionou os serviços de socorro aos feridos e passou a dar assistência a todos.

Ao avaliar a situação da zona urbana, Camachinho reuniu funcionários das mais diversas áreas e definiu equipes para atuar na limpeza e nos reparos dos estragos causados pelas chuvas e vendavais, além de acionar as empresas Energisa e Cerpal para que fossem iniciados os serviços para restabelecimento da energia elétrica na cidade e na zona rural. Após organizar os trabalhos, Camachinho se dirigiu a Ourinhos para onde haviam sido encaminhados os feridos, um deles atendido na UPA e cinco na Santa Casa da cidade.
Depois de solicitar junto à direção de saúde de Ourinhos o atendimento aos funcionários que sofreram ferimentos, Camachinho ofereceu apoio e solidariedade a todos com visitas pessoais, acalmou os familiares e retornou a Ibirarema para acompanhar os trabalhos realizados pelas equipes de funcionários que atuaram na limpeza e na recuperação de prédios, além de oferecer assistência àqueles que tiveram suas residências danificadas.
“Nossa primeira preocupação foi com as pessoas, com a saúde e a integridade dos nossos funcionários encaminhados para atendimento em Ourinhos, mas sem descuidar do trabalho imediato para minimizar os danos materiais, que foram muitos”
Prefeito José Benedito Camacho (Camachinho)

Tratores, caminhões e vários equipamentos, principalmente motosserras, usados para a retirada de galhos e até de arvores inteiras derrubados na cidade, foram mobilizados para os trabalhos de emergência, incluindo serviços de sinalização de locais com fiação solta que representavam risco de acidente com eletricidade.
Até o inicio da noite de sexta-feira, grande parte dos serviços já haviam sido realizados na cidade e na zona rural, reduzindo as dificuldades enfrentadas pela população que ficou sem energia elétrica. Os trabalhos continuaram na manhã de sábado (04/11), com a mobilização de recursos humanos e materiais para fazer a limpeza e a recuperação dos danos causados pelas chuvas e pelos ventos.
“Quero agradecer e cumprimentar os funcionários da Prefeitura, que não mediram esforços para ajudar a população da nossa cidade. Todos trabalharam com muito afinco e desprendimento em favor da coletividade”
Prefeito José Benedito Camacho (Camachinho)
Os serviços na cidade na zona rural foram concluídos no começo da noite de sábado, quando as redes elétricas e de internet foram restabelecidas, fazendo com que a situação voltasse a normalidade em Ibirarema, uma das cidades mais afetadas pelo temporal registrado na sexta-feira. Os trabalhos das equipes de funcionários da Prefeitura e do SAAEI foram fundamentais para o restabelecimento da normalidade no início da noite de sábado.


