Secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência se reuniu com lideranças políticas e representantes de entidades no auditório do Centro Cultural
O secretário de estado Marcos da Costa, dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), esteve em Palmital na tarde de quinta-feira para uma reunião com lideranças políticas, representantes de entidades e profissionais para discutir iniciativas públicas voltadas ao atendimento das pessoas com deficiência. O evento, no auditório do Centro Cultural, foi viabilizado por meio da parceria entre Prefeitura e Câmara Municipal.
Participaram vereadores, advogados, presidentes de entidades, representantes de instituições e convidados de Palmital e região. A mesa de honra, além do secretário Marcos da Costa, foi composta pelo prefeito Luis Gustavo Mendes Moras, pelo presidente da Câmara Cristian Nogueira, pela diretora de Assistência Social Daniela Peres e pela representante da SEDPcD na região, Ana Camila Freitas.

Após apresentação das autoridades, o agente de controle de endemias, Mikael Silva Clemente, falou sobre suas experiências pessoais de superação das deficiências causadas no parto. Em momento que comoveu a todos, ele contou um pouco de sua vida e enfatizou que a limitação física não o impediu de trabalhar, se desenvolver na arte como poeta e cantor de rap, além de cursar o ensino superior na Unesp.

Em seguida, Ana Camila lembrou das inciativas realizadas em Palmital em prol das pessoas com deficiência e falou sobre o empenho da administração de Luis Gustavo em incentivar ações inclusivas no esporte. A assistente social Emilene Damini falou pelo Departamento de Assistência Social e destacou o atual trabalho pela implantação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) para efetivar políticas públicas no setor em Palmital.


Cristian Nogueira destacou o empenho do Legislativo em trabalhar por “uma Palmital cada vez mais inclusiva” e pediu apoio do secretário para que sejam efetivadas ações em prol da população que tem deficiência dos mais variados tipos. O presidente também lembrou do projeto de reforma e modernização das instalações da Câmara, plenamente adequado às necessidades de acessibilidade.

Luis Gustavo destacou que, desde o início de sua administração, Palmital ganhou adequações em prédios e áreas públicas para oferecer acesso às pessoas com deficiência, bem como implantou projetos para incremento ao atendimento do público dos portadores de necessidades específicas. O prefeito enfatizou que as ações são resultado de um trabalho que busca efetivar políticas públicas inclusivas para atender a todos os palmitalenses.

Marcos da Costa, que é advogado e foi presidente estadual da OAB-SP por duas gestões, tem reconhecida dedicação às causas públicas e sociais. Nos últimos anos, trabalha para a promoção da pessoa com deficiência. O secretário lembrou muitos amigos que tem em Palmital, afirmando que o município tem cerca de 2 mil pessoas portadoras de algum tipo de deficiência e necessita de políticas públicas para atender a este público específico.
O secretário, que perdeu parte de uma das pernas após acidente automobilístico em 2015, destacou a parceria com a Prefeitura e a Câmara para o fortalecimento do atendimento em Palmital. O secretário citou também ações importantes da gestão do governador Tarcísio de Freitas pela pessoa com deficiência, como programas de atendimento a autistas, a implantação de escolas públicas inclusivas e iniciativas nos setores da cultura e do esporte.

Ao final, o secretário citou ações recentes do governo, como um aplicativo com acesso a intérpretes de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), iniciativas de formação de profissionais sensíveis à causa dos deficientes e oferecimento de serviços públicos que atendam a todos os públicos. Marcos da Costa ainda se colocou à disposição para parcerias que possibilitem novas ações inclusivas em Palmital e região.
























