9 de agosto de 2024
Guardar o coração
A PALAVRA – “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”
Provérbios 4:23
Guardar exige trabalho e vigilância permanente. Guardar o dinheiro no banco, guardar o carro na garagem, guardar os filhos, … mas o Livro afirma que sobre tudo isso o mais importante é guardar o coração. Porque a palavra de Deus está no nosso coração, e a palavra de Deus não poder ser esquecida e deixada num canto, não; a palavra de Deus é para ser lembrada e obedecida, para lembrar é preciso guardar, guardar para obedecer, para colocar em prática diariamente. Na benção de Deus.
________________________________________
Email: ev.mauricio.picazo@gmail.com
Avião com 62 pessoas a bordo cai no interior de SP; confira vídeos que mostram a queda
Um avião com 58 passageiros e quatro tripulantes caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde de sexta-feira (09/08).
Segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Ainda não há informações de vítimas.
“A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo”, informou a Voepass.
A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Cenipa, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a “Ação Inicial da ocorrência”.
Segundo o governo de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), “está retornando para o estado de São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes”.
Avião com 62 pessoas cai em Vinhedo — Foto: Arte g1
A Polícia Militar informou à EPTV que recebeu o chamado às 13h28 na rua João Edueta, próximo a rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), e enviou equipes ao local. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, o avião caiu no condomínio residencial Recanto Florido.
Hospitais de Vinhedo e Valinhos (SP), cidade vizinha, estão sendo mobilizados para receber possíveis feridos. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar estão atendendo a ocorrência no local.
Nota FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).
Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
Nota companhia aérea
A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.
Nota aeroporto de Cascavel
A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informa que aguarda informações da companhia aérea Passaredo que, no momento, é o único órgão que detém informações oficiais.
Uma operação padrão de emergência regida pela equipe do Aeroporto está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas.
A aeronave que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel com destino a Guarulhos, caiu cidade de Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9).
Fonte: g1
Imagem mostra local da queda de avião em Vinhedo — Foto: Arquivo pessoal
Acidente de avião em Vinhedo — Foto: Breno Loschi/Arquivo pessoal
Desde a entrada do ex-presidente Bolsonaro na disputa de eleição majoritária, quando em 2018 se elegeu para o cargo máximo da política nacional usando retórica agressiva, deselegante, ofensiva e até debochada, cujo método foi replicado no exercício conturbado do mandato, muitos de seus seguidores e também alguns adversários adotaram a mesma estratégia.
Mais do que uma forma de se comunicar, o deboche e a ofensa são meios de não responder a perguntas difíceis e de intimidar os interlocutores, que são constrangidos pela deselegância e incapacidade do entrevistado de manter a compostura.
A utilização deste método tacanho, comum nos tempos do coronelismo, quando a intimidação era o principal requisito dos candidatos que detinham o domínio pela força da ameaça e pelo poder econômico, lamentavelmente voltou como pauta nas campanhas dos mais incapacitados que ganham popularidade junto a seus iguais.
Em vez de escolher os mais capacitados, os mais preparados, aqueles que de fato detêm as qualificações necessárias para os cargos, em muitas vezes os eleitores mais simples se deixam levar pela retórica rasa e fácil e, em vez de eleição, promove-se um festival de maledicências.
“…o deboche e a ofensa são meios de não responder a perguntas difíceis e de intimidar os interlocutores…”
Neste início das campanhas nos munícipios para a sucessão nas prefeituras e nas câmaras legislativas, é fundamental que o eleitor seja mais observador e exigente, sob pena de ver o pleito, que representa a expressão máxima da democracia, transformado em mero espetáculo de baixo nível político e moral.
Afinal, a escolha de prefeitos e vereadores interfere diretamente no destino das cidades em suas prioridades como educação, saúde, habitação, urbanismo e agricultura e meio ambiente, setores que necessitam de pessoas capacitadas, habilitadas e, principalmente, equilibradas para administrar conflitos e interesses.
Candidatos que se utilizam de frases feitas, muitas delas copiadas, que repetem o nome de Deus em vão, desrespeitando um mandamento da Igreja Católica e normas de outras religiões, ou que simplesmente atacam e ofendem adversários sem qualquer fundamentação, são exemplos de péssimos alunos da pior política que desejam o poder.
Para a evolução da política, da sociedade, dos valores e dos princípios elementares é preciso decência, compostura, elegância, sabedoria e capacidade de falar a verdade sem agredir, sob pena de transformar o pleito municipal em concurso de grosseria.
CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA – Promoção: R$ 100,00 por seis meses
MÃO DE OBRA ABUNDANTE
Pré-candidato a vereador que presta serviços comunitários por conta de processo judicial, publicou vídeo reclamando da falta de democracia. Caso a democracia pretendida seja de fato praticada, os órgãos públicos e instituições de Palmital terão mão-de-obra abundante e gratuita. Com tanta imbecilidade na política, será possível até a construção de casas populares sem custo de serviço.
REPRESENTANTES DO POVO
Não são apenas devedores e prestadores de sérvios comunitários que desejam representar o povo de Palmital. Outras espécies abundantes também estão interessadas nos cargos, pois temos candidato com habilitação suspensa, mas que continua dirigindo, e até quem processa a Prefeitura na Justiça em busca de indenização por tempo de “serviço” de vereador. Nem ficam vermelhos.
MILAGRE DA PINGA
Nas campanhas eleitorais surgem os milagreiros que prometem solução para todos os problemas. Em tempo de escassez hídrica, a água, ou a falta dela, é tema recorrente nos vídeos e nos discursos, pois alguns candidatos querem que a água seja abundante e barata. Como Jesus Cristo transformou água em vinho, os milagreiros municipais podem transformar a pinga, que temos em abundância, em água potável.
VEJA ESTA E OUTRAS NOTAS DE HUMOR, SÁTIRA, CRÍTICA E AUTOCRÍTICA NAS VERSÕES IMPRESSAS DO JC – Promoção de assinatura R$ 100,00 por seis meses.
VÍDEO: Flagrante mostra a queda de avião de passageiros em município do interior de SP
Um avião caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9). A Polícia Militar informou à EPTV que recebeu o chamado às 13h28 na rua João Edueta, próximo a rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), e enviou equipes ao local.
A informação inicial é de se trata de um avião bimotor de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Esse modelo comporta, segundo a Anac, 68 passageiros.
Hospitais de Vinhedo e Valinhos (SP), cidade vizinha, estão sendo mobilizados para receber possíveis feridos. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar estão atendendo a ocorrência no local.
Fonte: g1
Santuário para Lúcifer, chamado o “portador da luz”, terá estátua com mais de 5 metros
Uma ordem religiosa está construindo um santuário para Lúcifer, em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O espaço deve ser inaugurado no dia 13 de agosto, com uma estátua de mais de 5 metros representando a divindade.
Para cristãos, o nome de Lúcifer é associado ao diabo. Contudo, Mestre Lukas de Bará da Rua, um dos representantes da Nova Ordem de Lúcifer na Terra, afasta essa ligação.
“Para nós, Lúcifer é um deus que, assim como tantos outros, foi demonizado pela Igreja Católica. Lúcifer é o portador da luz, do autoconhecimento”, explica o religioso de 43 anos.
A imagem de Lúcifer ainda não foi erguida, em razão da chuva. A estátua, produzida em cimento por um ateliê, retrata a dualidade do homem humano e do esqueleto, com pés e asas, representando o espírito da divindade, segundo o religioso.
Além de Mestre Lukas, o religioso Tata Hélio de Astaroth é um dos fundadores do espaço, que fica na área rural de Gravataí, município a 31 km de Porto Alegre. A localização do santuário é mantida sob sigilo.
Dois motivos explicam a medida: o espaço é destinado a pessoas já iniciadas na fé; além disso, há uma preocupação com a segurança dos seguidores. Os religiosos afirmam que já sofreram ameaças e questionamentos sobre as práticas da religião.
“O nosso espaço é só para iniciados. Recebemos até ameaça de morte, se a gente desse continuidade ao nosso trabalho”, lamenta Mestre Lukas.
Segundo a ordem, cerca de 100 pessoas participam das celebrações.
“Para nós é algo sagrado. Eu tenho uma história de 21 anos dentro da religião. A gente tem feito um trabalho de conscientização, para demonstrar a força que a nossa religião tem”, comenta.
Natural de Gravataí, Mestre Lukas de Bará da Rua é um mestre de quimbanda independente e trabalha com cartas e búzios negros. Em maio, o religioso atuou na criação de um monumento dedicado a Exu no município.
Mestre Lukas ao lado do monumento de Exu, também erguido em Gravataí — Foto: Reprodução/Facebook
Polêmica e fake news
A notícia da criação do santuário com a estátua de Lúcifer provocou polêmica na cidade. Nas redes sociais, algumas pessoas elogiaram a iniciativa, ressaltando o respeito à fé alheia, enquanto outras pessoas criticaram, associando a religião a algo demoníaco.
Uma das críticas dizem que a obra supostamente contaria com dinheiro público, o que tanto Mestre Lukas quanto a Prefeitura de Gravataí negam.
“Quando as pessoas veem com um olhar de preconceito, isso atrapalha bastante. Não teve nada de dinheiro público, é tudo da nossa ordem”, afirma Mestre Lukas.
Em nota, a prefeitura do município de 265 mil habitantes afirmou que “não tinha conhecimento até o momento sobre a criação de um santuário dedicado a Lúcifer na cidade” e que “não há qualquer vínculo ou recurso público da prefeitura no empreendimento”.
Nota da Prefeitura de Gravataí sobre santuário dedicado a Lúcifer — Foto: Reprodução/Instagram
Estátua de Baphomet
Também na Região Metropolitana de Porto Alegre, o culto a Baphomet, uma criatura com corpo humano, asas e cabeça de bode, repercutiu nas redes sociais. Em 2023, o g1 mostrou uma estátua erguida por uma mãe de santo em Alvorada.
“É uma força espiritual que veio para somar na minha vida, na minha trajetória. Me transformou para o bem”, disse, em entrevista, a religiosa Michelly da Cigana, que mostrou o interior da propriedade em um vídeo.
Um ano depois, a mãe de santo construiu um cemitério particular na cidade vizinha, Viamão, para prestar homenagem a Exus e Pombagiras.
Fonte: g1
Uma mulher de 36 anos foi encontrada morta em um local conhecido como ponto de tráfico de drogas na zona oeste da cidade. O corpo foi descoberto por moradores, caído na calçada, sem apresentar ferimentos aparentes.
A Polícia Militar foi acionada imediatamente e, conforme os relatos das testemunhas, a mulher seria usuária de drogas e estava enfrentando um câncer no estômago. Segundo informações, horas antes de ser encontrada morta, ela havia pedido água aos vizinhos, relatando que estava passando mal.
Embora todos os indícios apontem para uma morte natural, o caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Os investigadores aguardam o resultado do exame necroscópico que está sendo realizado pelo Instituto Médico Legal (IML) para determinar a causa exata da morte.
A Polícia Civil prossegue na apuração do caso, considerando todas as circunstâncias e evidências para esclarecer o ocorrido e confirmar se realmente se trata de uma morte natural ou se há outros fatores envolvidos.
Fonte: Marília Hoje
Japão envia alerta de megaterremoto e tsunamis após tremores na quinta-feira (08/08)
A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta na quinta-feira (08/08) sobre o risco de um megaterremoto e tsunamis na costa do Oceano Pacífico. O alerta segue um terremoto de magnitude 7,1 que atingiu a ilha de Kyushu, sem registro de feridos. O aviso destaca a alta probabilidade de um grande terremoto na fossa de Nankai, uma trincheira no fundo do oceano ao longo da costa pacífica do Japão.
A agência estimou em 70% a 80% a probabilidade de um tremor de magnitude 8 ou 9 ocorrer na área ao redor da fossa nas próximas três décadas.
Após os alertas, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, cancelou sua visita à Ásia Central para liderar as medidas de precaução relacionadas ao caso. Ele afirmou em uma conferência de imprensa: “Decidi permanecer no país durante a próxima semana para garantir que nossos preparativos e comunicações estejam em ordem”.
Fonte: DCM
Motorista de Cândido Mota morre de infarto no transporte dos músicos de Henrique e Juliano
Faleceu na noite desta quinta-feira, dia 8, vítima de um infarto, o motorista cândido-motense Luiz Roberto Teodoro, de 64 anos, mais conhecido como ‘Piruá’. Segundo informações da família, ele fazia o transporte com Van, dos músicos de Henrique e Juliano, de um hotel em Assis, até o recinto da 25ª festa do peão ‘Gigante Vermelho’, de Cândido Mota, onde a dupla se apresentou.
“Como a pista entre Assis e Cândido Mota estava bastante congestionada, ele saiu pela rodovia ‘Raposo Tavares’ e acessou a rodovia ‘Francisco Gabriel da Mota’, que liga o distrito de Nova Alexandria a Cândido Mota. Próximo a água da Pirapitinga, ele começou a passar mau, e como já teve outros infartos, já sabia o que estava ocorrendo”, contou o cunhado Dorival Paes.
Neste momento, Piruá parou a Van e pediu para um dos músicos assumir a direção, socorrendo o cândido-motense até o Pronto Socorro da Santa Casa de Cândido Mota, onde o cândido-motense morreu pouco tempo depois.
Antes de iniciar o show, a dupla Henrique e Juliano ficou sabendo da morte do cândido-motense e dedicou toda apresentação a ‘Piruá’, à sua esposa Fátima e seus filhos.
“Uma salva de palmas, que Deus o recebe de braços abertos e que a dona Fátima, ao ver este vídeo se sinta abraçada por nós e que Deus tenha misericórdia e conforte seu coração e de seus filhos e que vocês passem essa fase, que não fique tristeza, fique só saudade. Eu digo isso porque, olhando aqui para a Marília, a gente vê que não vale a pena alimentar o sentimento chamado tristeza, porque eu acredito em um Deus perfeito e perfeito como Ele é, Ele não erra em absolutamente nada. Então, ao invés de alimentar a tristeza, o sentimento que a gente carrega dentro de nós é um sentimento chamado gratidão. E nós somos gratos a Deus, por ele ter permitido que ela estivesse aqui conosco. Então, dona Fátima, agradeça a Deus também que permitiu que o Piruá, o seu Luiz Roberto Teodoro estivesse do seu lado e construísse uma família maravilhosa. Que Deus abençoe a sua vida e de seus filhos. Que vocês sejam fortes neste momento de muita dor”, disse o cantor Henrique, que ainda deixou uma mensagem a todos os presentes no show. “Não é para deixar o sentimento de tristeza em vocês, não, é só para dizer pra vocês que a gente não conhece o nosso tempo, a gente não é capaz de prever o futuro. Então, ame hoje, perdoe hoje, seja perdoado”, concluiu o músico.
Muito conhecido na cidade, ‘Piruá’ era funcionário público aposentado da Prefeitura, onde atuou por muitos anos como motorista.
Seu corpo está sendo velado na sala 3 do velório municipal ‘Antonio Maroubo’. O sepultamento será às 10h deste sábado, dia 10.
Piruá deixa a esposa Fátima Aparecida Teodoro e os filhos Fabiane, André e Jéssica.
Fonte: O Diário do Vale