21/02/2025 – Élio Alves de Moraes, 73 anos, casado. Deixa a esposa Aparecida de Fátima da Silva e os filhos Sérgio, Lúcia e Solange. Sepultamento neste sábado (22/02) às 10 horas, no Cemitério Municipal de Palmital.
Daily Archives
21 de fevereiro de 2025
Um acidente entre um ônibus fretado e uma carreta na noite de quinta-feira (20) resultou na morte de 12 estudantes da Universidade de Franca (Unifran), no interior de São Paulo. O coletivo, que fazia o trajeto de volta para casa após um evento universitário, colidiu lateralmente com a carreta na Rodovia Prefeito Fábio Talarico (SP-435).
Veja quem são as vítimas:
- Caio Felizardo da Silva (estudante de psicologia)
- Flávia Mendes dos Santos (estudante de química)
- Hugo dos Santos Aliberte Dias (estudante análise de sistemas)
- João Pedro de Oliveira dos Reis (estudante de arquitetura)
- Juliana Neves Hespanhol (estudante de administração)
- Lívia Tavares Luiz (estudante de enfermagem)
- Mariana Anastácio de Oliveira (estudante de biomedicina)
- Matheus Jesus Eugênio dos Santos (estudante de engenharia elétrica)
- Otávio Costa Oliveira (estudante de ciência da computação
- Pedro Henrique Souza Saraiva (estudante de computação)
- Raquel Laila Caldeira (estudante de administração)
- Vinicius Nascimento dos Santos (estudante de administração)

O motorista do caminhão, Evandro Rogério Leite, está hospitalizado sob escolta policial e será preso em flagrante por homicídio culposo, lesão corporal culposa e fuga do local do acidente, segundo a Polícia Civil.
O ônibus, da empresa G. Ramos Transportes, estava regular e com a vistoria em dia, conforme informou a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
A empresa emitiu uma nota lamentando o ocorrido e afirmou que seus dirigentes se dirigiram imediatamente ao local para prestar apoio às vítimas. “Informamos que, neste momento, a empresa está direcionando todos os seus recursos para o auxílio, apoio e orientação de todos os envolvidos”, disse a nota.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 22h55 para atender à ocorrência. O ônibus transportava estudantes da Unifran, que faziam uma rota alternativa devido à interdição da SP-435 para obras em uma ponte desde novembro do ano passado. A colisão lateral entre os veículos resultou em uma tragédia que chocou a comunidade acadêmica e a região.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o motorista da carreta, Evandro Rogério Leite, será preso assim que receber alta médica. Ele responderá por homicídio culposo, lesão corporal culposa e fuga do local do acidente.
Além das 12 mortes confirmadas, três pessoas seguem internadas em estado estável e sem risco de morte, enquanto um paciente foi transferido para Franca com traumatismo craniano. Os demais envolvidos foram liberados após atendimento.
Homenagens às vítimas
A Unifran decretou luto oficial de três dias em homenagem às vítimas. A Atlética Unificada da universidade também lamentou a morte dos estudantes em uma publicação nas redes sociais. Entre as vítimas estão João Pedro Oliveira dos Reis, aluno do primeiro ano de Arquitetura e Urbanismo, e Lívia Tavares, estudante do terceiro ano de Enfermagem.
A Atlética de Arquitetura e Urbanismo da Unifran homenageou João Pedro em uma publicação no Instagram: “Que sua memória seja eternamente lembrada com carinho e que todos encontrem conforto e força para atravessar este momento de imensa dor”.
Amiga de João, Duda Ferrari escreveu uma carta aberta em que descreveu o estudante como “uma pessoa simpática, sonhadora, alegre e [que] sempre fazia de tudo para vê-la bem”. “Você me ensinou a valorizar a vida, a aproveitar cada momento, a não ter medo de ser eu mesma”, escreveu Duda.
Outra vítima foi Pedro Henrique Souza Saraiva, de 17 anos, aluno do primeiro ano de Ciências da Computação. Sua morte foi confirmada pelo Grêmio Estudantil da Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro Badran, de São Joaquim da Barra. A Etec cancelou as aulas em todos os períodos nesta sexta-feira (21) em respeito ao luto.
Serão realizados dois velórios em homenagem às vítimas. Inicialmente, as cerimônias serão reservadas aos familiares, seguindo protocolos de privacidade e respeito. Posteriormente, haverá uma despedida aberta ao público em São Joaquim da Barra, cidade onde muitos dos estudantes residiam.
Fonte: DCM
GATIL DOS MAUS TRATOS
Enquanto os gatos são reverenciados e tidos como espiritualizados, mesmo sendo apenas felinos preguiçosos e interesseiros, muitos deles sofrem maus tratos pela omissão dos defensores dos animais. Um quartinho fechado, com cerca de 80 gatos confinados, é considerado refúgio de animais abandonados, que na verdade estão sendo assados vivos pelo calor do verão atípico. Ninguém se manifesta.
SILÊNCIO DOS INOCENTES
Diante da tramitação de dois projetos de lei que oneram os custos de manutenção da Câmara Municipal, um para aumentar os subsídios do vereadores e outro para criar privilégios com plano de saúde, a casa permanece em silêncio sobre o assunto. Nem mesmo os fiscais do povo, uniformizados para correr atrás de lâmpadas queimadas, se manifestam sobre o tema espinhoso. Vai que o povo esqueçe.
VEJA ESTA E OUTRAS NOTAS DE HUMOR, SÁTIRA, CRÍTICA E AUTOCRÍTICA NAS VERSÕES IMPRESSAS DO JC – Promoção de assinatura R$ 100,00 por seis meses.

Em tempo de universalização da comunicação por meio das redes sociais da internet, que garantem exposição a qualquer forma de manifestação, incluindo as notícias falsas e as alarmistas, grande parte da população se transformou em comunicadora de suas virtudes e de seus feitos, verdadeiros ou não.
O critério de julgamento da importância da publicação não depende mais do crivo dos profissionais da comunicação, sejam jornalistas, editores ou diretores, que estão habilitados a selecionar os assuntos que de fato tenham relevância ou atendam ao interesse público.
A busca pela audiência medida em números de acesso, mesmo que o internauta tenha sido atraído apenas pelo título da publicação, sem conseguir sequer interpretar o conteúdo, ou simplesmente reagido positivamente para agradar o titular da página, faz com que qualquer manifestação populista, tendenciosa, exibicionista, escandalosa ou sensacionalista seja considerada relevante no contexto da comunicação social.
Em vez de avaliar a capacidade do leitor de entender a informação, reagir de forma adequada e replica-la a outros formadores de opinião, os “criadores de conteúdo” buscam apenas o engajamento superficial, muitas vezes remunerando a rede social para alcançar mais internautas sedentos de um novo assunto para substituir o anterior.
“…as redes sociais dominam as mentes mais vulneráveis, viciam crianças e adultos, corrompem valores e normalizam o errado…”
E, assim, de notícia em notícia, de escândalo em escândalo, de crime em crime e de corrupção em corrupção, com muitas mentiras, golpes e depravação social e moral, as redes sociais dominam as mentes mais vulneráveis, viciam crianças e adultos, corrompem valores e normalizam o errado em detrimento ao correto.
Na esteira da febre midiática que assola o mundo globalizado estão os políticos, principais interessados em garantir o monopólio das notícias, para que lhes sejam sempre favoráveis.
Os exemplos do uso abusivo e irresponsável das redes sociais em causa própria são diários, permanentes, recorrentes e replicados de forma contínua, criando um mundo paralelo onde cada indivíduo propala sua verdade, que a cada dia perde mais credibilidade.
Não por acaso, os sistemas de checagem de notícias estão cada vez mais procurados e as informações das redes sociais e dos aplicativos de mensagens são cada vez menos discutidos publicamente, pois mesmo se regozijando com as publicações com as quais se identificam, muitos têm consciência de que muitas verdades estão ocultas.
CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA – Promoção: R$ 100,00 por seis meses

Tremor de magnitude 3,1 atinge região de Marília, em área a cerca de 60 km de Palmital
by Bruno
written by Bruno
Um tremor de magnitude 3,1 na escala Ritcher foi registrado na região de Marília (SP) na noite de quinta-feira (21/02), segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
O “sismo raso”, que é quando um tremor é registrado entre 0 e 10 km abaixo do solo, foi confirmado na região de Echaporã (SP), a cerca de 60 quilômetros de Palmital, por volta das 22h50 pelos equipamentos do Centro de Sismologia.
Moradores relataram à reportagem da TV TEM que sentiram um tremor na região por volta das 19h, e os especialistas relataram que é comum registrarem mais de um tremor seguido de outros, que podem ou não ser captados.
Explicação da escala Ritcher
A magnitude de um terremoto é a medida da intensidade do tremor no local onde ocorreu. O terremoto de maior magnitude já registrada foi de 9,5, que ocorreu no Chile em 1960.
De acordo com a universidade americana Michigan Tech, o potencial de danos que cada intervalo de magnitude causa é das seguintes dimensões:
- Até 2,5: Não chega a ser sentido, mas os sismógrafos registram.
- De 2,5 a 5,4: É sentido, mas causa apenas pequenos danos.
- De 5,5 a 6: Danos a edifícios e outras estruturas.
- De 6,1 a 6,9: Causam muitos danos em áreas densamente povoadas.
- De 7,0 a 7,9: É um grande terremoto, com danos sérios, como prédios destruídos, em áreas habitadas.
- De 8,0 ou mais: É um terremoto ainda mais forte, que pode destruir totalmente comunidades perto do epicentro.
Fonte: g1

Desperdício de alimentos. EFE/Kiko Huesca
O Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu chegaram a um acordo político na quarta-feira para reduzir o desperdício de alimentos e resíduos têxteis na União Europeia, onde 60 milhões de toneladas de resíduos alimentares e 12,6 milhões de toneladas de resíduos têxteis são geradas anualmente.
Os dois colegisladores europeus concordaram em introduzir metas vinculativas de redução do desperdício de alimentos a serem cumpridas em nível nacional até 31 de dezembro de 2030.
O acordo, que deve ser formalmente ratificado pelo Conselho e pelo Parlamento, prevê uma redução de 10% no processamento e fabricação de alimentos e uma redução de 30% per capita no comércio varejista, restaurantes, serviços de alimentação e residências, disseram o Conselho e o Parlamento em declarações separadas.
Estas metas, que são as primeiras a serem definidas a nível da UE , seriam calculadas comparando o montante gerado em média anualmente entre 2021 e 2023.
O acordo também prevê a doação voluntária de alimentos não vendidos que sejam seguros para consumo humano, como um aspecto importante da redução do desperdício de alimentos.
O acordo provisório também estabelece regras harmonizadas sobre a responsabilidade estendida do produtor para produtores têxteis e marcas de moda, que serão responsáveis por seus resíduos e terão que pagar uma taxa para ajudar a financiar a coleta e o tratamento de resíduos , o que dependerá de quão circular e sustentável for o design de seus produtos.
Essas taxas seriam aplicadas 30 meses após a entrada em vigor da diretiva. As microempresas, por sua vez, teriam que cumprir as exigências 12 meses depois.
Os Estados-Membros também podem adaptar as taxas pagas pelos produtores de acordo com a duração da utilização dos produtos têxteis e a sua durabilidade, com o objetivo de combater a geração excessiva de resíduos no setor têxtil e da moda ultrarrápida e rápida, evitando assim que os produtos têxteis sejam descartados antes de atingirem a sua potencial vida útil.
Essas disposições se aplicariam a todos os produtores, incluindo aqueles que usam ferramentas de comércio eletrônico, independentemente de estarem estabelecidos em um país da UE ou fora dela.
As novas regras serão aplicadas a produtos como roupas e acessórios, calçados, cobertores, roupas de cama, toalhas de cozinha, cortinas e chapéus.

Fonte: Efeagro.com
Por Mauricio Picazo Galhardo
Prefeitura entrega revitalização de auditório do Centro Cultural na sexta-feira (21/02)
by Bruno
written by Bruno
A Prefeitura de Palmital inaugura na noite de sexta-feira (21/02) a revitalização do auditório do Centro Cultural Antônio Sylvio Cunha Bueno. O espaço, que passou por reforma completa, se transformou em recinto apropriado para a realização de espetáculos artísticos e eventos diversos. Além da cerimônia, haverá apresentação de peça teatral.
O auditório recebeu melhorias estruturais para evitar infiltrações, reparos na alvenaria e pintura interna e externa. A sala ganhou novos equipamentos de ar-condicionado, cortinas, carpete e poltronas, com a instalação de um projetor moderno e sistemas de som e iluminação, garantindo todos os recursos técnicos para eventos diversos.
A reforma foi viabilizada com emenda parlamentar do deputado estadual Ênio Tatto, a pedido do vereador Homerinho, com recursos complementares do orçamento municipal. Com a revitalização, o auditório será um espaço multiuso, com equipamentos para servir como sala de cinema e atender a projetos a serem lançados pela Prefeitura.
INAUGURAÇÃO – A entrega da revitalização do auditório do Centro Cultural está prevista para sexta-feira, a partir das 19 horas, com a presença do prefeito Luis Gustavo Mendes Moraes, acompanhado de outras autoridades municipais e integrantes da equipe de administração. Depois da cerimônia de inauguração, será realizado o espetáculo teatral “Me dá a tua mão”, escrito e interpretado pelo ator Clóvys Tôrres, cujos ingressos foram distribuídos gratuitamente e já estão esgotados.
A peça é um monólogo que conta uma história de amor que transporta o público do sertão ao mar. “À medida que as personagens revelam suas emoções, a plateia mergulha em suas lembranças particulares e esta é a grande poesia do trabalho. Cada um cria suas próprias paisagens e desperta suas emoções, a partir da provocação do narrador que desnuda momentos e personagens familiares a qualquer pessoa”, observa o autor do texto espetáculo dirigido por Amir Haddad.
Família recusa proposta de R$ 285 milhões em casa “cercada” por construções
by Bruno
written by Bruno
Uma família em Sydney, na Austrália, recusou uma oferta de R$ 285 milhões por sua casa, agora rodeada por empreendimentos imobiliários. Com quase dois hectares, a propriedade dos Zammit poderia dar lugar a 50 novas casas, mas eles se recusam a vender. “Para nós, este lugar não tem preço”, declararam.
A residência tem mais de cinco quartos, uma entrada de 200 metros e vista para as Blue Mountains. Cercada por 750 metros de cerca, a casa resiste ao avanço da urbanização. Apesar das ofertas milionárias de incorporadoras, a família mantém sua decisão por apego emocional.
A recusa gerou discussões nas redes sociais. Para alguns, os Zammit representam resistência contra a especulação imobiliária; para outros, são um entrave ao crescimento urbano.
Fonte: DCM




Pai se passa por filha de 12 anos e espanca estuprador após marcar encontro
by Bruno
written by Bruno
Um suspeito de estuprar uma adolescente de 12 anos foi espancado pelo pai da vítima, na manhã do dia 12 de fevereiro, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. O pai teria se passado pela garota nas redes sociais para conseguir se encontrar com o abusador.
De acordo com informações do site Topmídia News, o pai da garota descobriu que o homem de 40 anos abordava a menor na escola e que, após ela recusar os pedidos sexuais, ameaçou de morte os pais dela. O estupro teria acontecido dentro da casa da família no final do ano passado.
Pai se passa por filha e marca encontro com suposto abusador
O encontro com o suspeito foi marcado pelo pai em um praça da cidade. Quando se encontraram, o abusador teria corrido, mas foi alcançado, sem antes sacar uma arma de brinquedo e apontar para o pai da vítima. O suposto estuprador sofreu diversas fraturas.
A família da garota registrou denúncia sobre os abusos na Delegacia de Atendimento à Mulher da região.
Fonte: www.ric.com.br
Newer Posts