15 de julho de 2025
“…a divisão ideológica que interessa apenas a dois grupos que se digladiam como inimigos e se revezam no poder…”
Desde que o sentimento antagônico das ideologias adversas passou a ser incentivado em larga escala pelas redes sociais, o Brasil e o mundo estão cada vez mais carentes de lideranças fortes, carismáticas e de fato influenciadoras por suas ideias e convicções.
Não por acaso, o próprio presidente atual dos Estados Unidos, que emerge como figura controversa, instável e presunçosa, tem sua própria rede social para divulgar globalmente ou incutir nas pessoas as suas verdades absolutamente indigestas para grande parte do mundo, que o respeita apenas pela sua posição e não pela sua liderança.
Sempre carente de grandes líderes, o Brasil também enfrenta a orfandade de figuras de fato influentes pela capacidade de pensar no coletivo, hoje substituídas por aquelas que defendem e pregam para seus próprios convertidos como forma de manter a divisão ideológica que interessa apenas a dois grupos que se digladiam como inimigos e se revezam no poder como bons amigos.
Afinal, entre a direita e a esquerda brasileira, prevalece sempre o “Centrão”, que se alia e usufrui de qualquer dos lados obrigados a pagar o pedágio cada vez mais elevado para governar.
Do Brasil, é possível citar raras lideranças reais, como Getúlio Vargas, de longo período no poder com políticas nacionalistas; Juscelino Kubitschek, com seu Plano de Metas e a construção de Brasília; Fernando Henrique Cardoso, pelas reformas econômicas que ainda prevalecem; e Luiz Inácio Lula da Silva, pela atuação como sindicalista e três mandatos como presidente.
O único nome antagônico à chamada esquerda, que na verdade age muito mais como centro-direita, é Jair Bolsonaro, que surgiu pelas redes sociais como capaz de retomar o poder da direita e não conseguiu sequer a reeleição ao cargo.
Em nível mundial, as lideranças lembradas são Mahatma Gandhi, Nelson Mandela, Winston Churchill, Abraham Lincoln e John Kenedy, agora substituídos por figuras frágeis como Joe Biden e o próprio Trump, Emmanuel Macron e outros sem expressão, enquanto até os reinados perdem importância, como a sucessão da Rainha Elisabeth pelo insosso filho Charles III.
Com a ausência de grandes estadistas capazes de defender seus povos e conciliar os interesses da comunidade global, seguimos para o caos econômico acompanhado da sucessão de guerras fraticidas e históricas pela falta de solução dos antigos e dos novos conflitos.
CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA – Promoção: R$ 100,00 por seis meses

Após distração de avô, bebê de um ano morre afogado em piscina no interior de SP
Um bebê de um ano e dez meses morreu afogado em um condomínio de chácaras de Dois Córregos (SP), na manhã de segunda-feira (14/07).
Segundo o boletim de ocorrência, o menino estava com os avós e se afogou depois de cair na piscina. À polícia, o avô disse que a queda aconteceu em um momento de distração dele.
O bebê chegou a ser socorrido e levado para a Santa Casa do município, mas morreu logo após dar entrada no hospital. O g1 apurou que a avó dele também precisou ser hospitalizada, pois ficou em estado de choque com a situação. Não há informações sobre o estado de saúde dela.
O corpo da criança foi levado ao Instituto Médico Legal (IML). Até o início da noite, não havia informações sobre o velório e sepultamento dela.
Fonte: g1
Homem é baleado durante discussão após se assustar com barulho de rojão em Marília
Um homem de 34 anos foi baleado durante uma discussão após se assustar com o barulho de um rojão na segunda-feira (14/07), em Marília (SP).
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima relatou aos policiais que passou de bicicleta em frente a casa do suspeito quando ouviu o barulho de rojão e, assustada, caiu. A queda danificou a bicicleta e gerou uma discussão entre os dois e, em seguida, o suspeito sacou a arma e realizou os disparos.
A vítima foi socorrida com ferimentos na perna e foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte do município. O caso foi registrado como tentativa de homicídio e, até a última atualização desta reportagem, o suspeito não havia sido encontrado.
Fonte: g1
Esta terça-feira (15/07) é marcada como o Dia Nacional do Homem, no Brasil. Segundo a Brasil Escola, a data visa dar luz a problemas e circunstâncias que possam atingir pessoas do gênero masculino.
O dia 15 de julho foi proposto em 1992, pela Ordem Nacional dos Escritores, e, desde então, ganhou visibilidade, principalmente de autoridades políticas e dentro dos nichos de especialistas na saúde masculina.
Outra data foi escolhida internacionalmente, proposta pelo médico Jerome Teelucksingh, de Trinidad e Tobago, à Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, resultando no Dia Internacional do Homem, em 19 de novembro.
Com a virada do milênio, muitas campanhas foram feitas visando conscientizar os homens da importância de cuidarem de seu corpo e de sua saúde, como, por exemplo, o “Novembro Azul” sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. Campanhas contra doenças resultantes do tabagismo e do consumo de álcool também são questões importantes.
Ainda, a data propõe uma reflexão sobre a igualdade de gênero e mudanças de comportamento do homem moderno e de outras eras, como as mudanças de papéis sociais de homens e mulheres, funções de convivência com amigos e familiares, até mesmo a quebra da masculinidade frágil.
Fonte: CNN Brasil
Polícia Civil de Iepê faz operação “Carga Pesada” contra desvio de carregamentos de soja e milho na região
A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira, 15 de julho, a 1ª fase da Operação “Carga Pesada”. O trabalho tem o objetivo de combater esquema de desvio de cargas de soja e milho oriundas de Iepê e região.
Com prejuízo estimado em aproximadamente R$ 600 mil, a investigação resultou no cumprimento de mandado de busca na cidade de Curitiba (PR), onde um dos alvos foi localizado. Na ocasião, foi realizada a oitiva do investigado, que prestou esclarecimentos sobre os fatos.
As diligências seguem em andamento para identificar e desarticular os demais integrantes da quadrilha responsável pelos desvios.
Fonte: Deinte-8
Madrasta morre após comer feijão supostamente envenenado que serviu ao marido e ao enteado
Uma idosa de 61 anos morreu na segunda-feira (14/07) após comer feijão supostamente envenenado que também foi servido ao marido, de 51 anos, e ao enteado, de 6 anos. Os dois estão internados em estado grave desde domingo (13/07), na Santa Casa de Misericórdia de Cataguases (MG). A criança não morava com o casal e passava o fim de semana na casa do pai.
Segundo informações preliminares da Polícia Militar (PM), a suspeita é de que a mulher tenha envenenado a comida e cometido suicídio.
O menino foi levado ao hospital pelo pai na tarde de domingo, com parada cardiorrespiratória, e está internado em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já o homem começou a ter convulsões uma hora após chegar ao local e também permanece hospitalizado.
Em relato à polícia, o filho da idosa contou que soube por uma vizinha sobre o estado de saúde do padrasto e da criança e, ao chegar à casa da mãe, a encontrou inconsciente.
A Polícia Civil (PC) esteve na casa onde o casal morava e coletou diversos vestígios, entre eles frascos com líquidos de coloração incomum, alimentos, instrumentos cortantes e aparelhos celulares, incluindo um deles encontrado parcialmente carbonizado. Também foi recolhida uma amostra do feijão para que a perícia seja realizada e o produto que causou o envenenamento seja identificado.
O corpo da mulher vai passar por exames de necropsia para identificar a causa da morte.
O caso foi encaminhado para a Delegacia de Cataguases e as investigações serão comandadas pelo delegado Conrado Rodrigues Guedes. A linha investigativa inicial da polícia é a de envenenamento seguida de suicídio.
Fonte: g1
VÍDEO: PF desmonta fábrica clandestina de cigarros em Ourinhos e resgata paraguaios em condições análogas à escravidão
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (15/07) a Operação Chrysós com foco em combater uma complexa organização criminosa transnacional envolvida em crimes como redução à condição análoga à escravidão, descaminho, crimes contra as relações de consumo, falsificação de marcas, fabricação de substâncias nocivas à saúde, além de tráfico de pessoas e promoção de migração ilegal para trabalho forçado. Um homem de 40 anos foi preso em Ourinhos.

O destaque da operação recai sobre a cidade de Ourinhos (SP), onde funcionava uma fábrica clandestina de cigarros, localizada, na Avenida Feodor Gurtovenco, 455, no Distrito Industrial II de Ourinhos. Segundo a Polícia Federal, o local abrigava 14 paraguaios mantidos em condições degradantes e confinadas, trabalhando em jornadas exaustivas e sem comunicação com o mundo externo. (chegou a informação que o barracão estava na zona rural, mas foi corrigida, pois está no Distrito Industrial II).
A estrutura, que operava de forma itinerante, estava prestes a ser desmontada e transferida para outro município, possivelmente Marília (SP), quando foi interceptada pela força-tarefa. As trabalhadoras seriam levadas ainda hoje para Marília, onde receberão acompanhamento das autoridades trabalhistas.

A investigação, conduzida pela Polícia Federal de Guaíra (PR) — ponto de entrada dos estrangeiros no país — revelou que os integrantes da organização criminosa recrutavam as vítimas no Paraguai e as traziam ao Brasil por via terrestre, principalmente pela fronteira com o Paraná, utilizando a cidade de Guaíra como rota de entrada.
A partir dali, eram levadas até Ourinhos, onde ficavam totalmente isoladas e obrigadas a produzir cigarros de forma contínua, em um ambiente insalubre e improvisado. Estima-se que a capacidade produtiva da fábrica clandestina ultrapassava os 60 mil maços de cigarro por dia, configurando um esquema milionário de contrabando.

Segundo as autoridades, essa pode ter sido a primeira fábrica clandestina de cigarros descoberta no interior de São Paulo, sendo possivelmente a maior já registrada na região do Centro-Oeste Paulista. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, além do bloqueio de bens da organização criminosa, que somam R$ 20 milhões.
A operação contou com a participação de agentes da Polícia Federal, do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho. O local exato da fábrica ainda não foi divulgado, mas a Polícia Federal já confirmou que as máquinas estavam prontas para serem transportadas e remontadas em novo destino, o que reforça o modo de atuação itinerante do grupo criminoso.
Com essa ação, Ourinhos, que já era apontada como ponto estratégico de tráfico no interior paulista, passa a figurar também na rota do contrabando internacional de cigarros. A investigação prossegue com desdobramentos previstos para os próximos dias.
Fonte: Passando a Régua
VÍDEO: Carreta vazia tomba na rodovia Raposo Tavares em Assis; duas pistas ficaram bloqueadas
Por volta das 6h30 da manhã desta terça-feira, 15 de julho, uma carreta Volvo FH 460, com placas de Santos tombou no km 460 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), no trecho entre Assis e Maracaí.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária, o veículo estava vazio no momento do acidente e o motorista, de 51 anos, não sofreu ferimentos.
A carreta foi destombada com o apoio da concessionária responsável pela rodovia, e o trânsito no local já flui normalmente. As causas do tombamento não foram informadas.
Fonte: AssisCity
Bebê de dois meses morre e três pessoas ficam feridas após colisão frontal em rodovia
Um bebê com menos de 2 meses morreu em um acidente envolvendo dois veículos, na noite de domingo (13/07), na rodovia Deputado Victor Maida (SP-331), em Ibitinga (SP).
Outras três pessoas ficaram feridas no acidente, ocorrido por volta das 20h50. De acordo com o boletim de ocorrência registrado pelo Corpo de Bombeiros, o motorista de um dos carros tentava fazer ultrapassagem quando colidiu de frente com o outro veículo na via.
O bebê estava com os pais em um dos carros. Ele chegou a ser socorrido pelos bombeiros, mas acabou não resistindo aos ferimentos.
O pai da criança foi retirado das ferragens e levado junto com a esposa para atendimento na Santa Casa de Ibitinga. O motorista do segundo veículo também foi encaminhado para o hospital com ferimentos. As causas do acidente vão ser investigadas pela Polícia Civil de Ibitinga.
Fonte: g1