5 de agosto de 2025
“…a Justiça quase nunca é aplicada em poderosos, sob pena de desqualificação da instituição…”
Historiadores realistas descrevem muito bem que, nos raros períodos de governos democráticos havidos em nossa pátria-mãe, nunca faltou o benefício da ditadura do Estado que privilegia as minorias de poderosos e oprime as minorias de pobres e operários.
Para manter vantagens e garantir amparo permanente às elites econômica, social e política, criou-se um arcabouço de regras oficiais e tácitas que impregnam a cultura da grande parte onerada da população que tem como dever pagar a conta e se manter na condição de aspirante à ascensão inatingível.
Neste universo da desigualdade, onde se atua pela manutenção do trabalhador desqualificado e barato, sem acesso a todos os bens de consumo e, consequentemente, à participação mais ativa na economia de mercado, é que se cria a casta de abastados conservadores inseguros e incapazes de aceitar qualquer modelo de progresso material ou cultural que represente mudança no status mantido desde sempre.
A proteção aos ricos, sempre imunes aos tribunais e, principalmente, às prisões, se contrapõe à absoluta maioria de pobres e negros perseguidos, desrespeitados e mortos injustamente diante da complacência da sociedade rendida e corrompida.
Assim como nosso verdadeiro patriota, o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, enforcado e esquartejado como exemplo da força do poder opressor, hoje também sofrem as consequências repressoras os raros brasileiros que se indignam com o sistema injusto criado e mantido desde a colonização.
Assim como no Brasil Colônia, a Justiça quase nunca é aplicada em poderosos, sob pena de desqualificação da instituição e, se necessário, do próprio juiz metido a condenar aqueles que possuem imunidade concedida pelo poder da gravata.
Os exemplos recentes, quando este período democrático mais longo que vivemos pareceu ter adquirido força suficiente para reverter a condição de submissão aos paletós, o eterno poder político e econômico passou a reagir com mais força.
As ofensas e ameaças das esquerdas ao então juiz Joaquim Barbosa, do STF, o levou a se isolar nos EUA, seguido do juiz Sérgio Moro, transformado em pária pela esquerda e pela direita, redundando no juiz Alexandre de Moraes que, a exemplo dos anteriores, decidiu aplicar a lei de forma igual a todos, sem considerar que no Brasil, de acordo com as circunstâncias, o culpado pode ser o juiz que condena e não o réu que comete o crime.
CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA – Promoção: R$ 100,00 por seis meses

Faleceu na manhã às 6h desta terça-feira (05/08) o agricultor José Flauzino Moraes Primo, aos 67 anos. Ele estava internado desde o dia 7 de julho, após sofrer uma parada cardíaca. Desde então, permaneceu na UTI e, nesta manhã, veio a óbito por falência múltipla de órgãos, causada por complicações decorrentes do diabetes.
Natural de Platina, José Flauzino era produtor rural na região da Água da Faxina. Era casado com Sandra e pai de Thiago e Eduardo. Também era avô de Matheus e Isadora, pelos quais tinha grande paixão. Ele ainda deixa as noras Gislene e Maiara.
O velório ocorre desde o meio-dia desta terça-feira (05/08), no Centro Funerário São Vicente Prever, em Assis. O sepultamento está previsto para esta quarta-feira, 6 de agosto, na cidade de Platina, em horário a ser definido.
Fonte: AssisCity
Abordado por suspeita de placa adulterada em Assis, homem surpreende PM e diz “o carro tá cheio de droga”
A Polícia Militar apreendeu 616,790 quilos de drogas na noite de segunda-feira, dia 4 de agosto, em Assis, durante atendimento a uma ocorrência de apropriação indébita e adulteração de placas veiculares. Um homem foi preso em flagrante após confessar que o veículo, estacionado no pátio de um hotel na Avenida Rui Barbosa, próximo ao cruzamento com a Avenida Otto Ribeiro, estava carregado com entorpecentes.
A equipe foi acionada via COPOM para verificar a denúncia de que um Onix preto, alugado pela Localiza e com prazo de devolução expirado, estava com placas adulteradas. Ao se dirigirem ao quarto onde estaria hospedado o suposto condutor do carro, os policiais foram recebidos por um homem identificado como K.H.P.S., morador de Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo. Assim que abriram a porta, ele afirmou espontaneamente: “O carro está cheio de drogas”.
Com a confissão, a equipe foi até o veículo e localizou, sob o tapete traseiro, um invólucro com características de tijolo de entorpecente. Um forte odor de droga também foi sentido. Inicialmente, o homem disse que não sabia onde estava a chave do carro, mas depois revelou que a havia escondido enrolada em papel higiênico, dentro da lixeira do quarto. A chave foi localizada e, com ela, foi possível abrir o veículo para uma vistoria completa.
Durante a inspeção, os policiais encontraram 600 tijolos inteiros e 73 porções de tamanhos variados de droga, totalizando mais de meia tonelada. Também foram apreendidos um celular iPhone 12, um tablet Samsung, R$ 35,20 em dinheiro e o próprio veículo.

Questionado, o homem afirmou que pegou o carro já carregado com os entorpecentes em uma garagem na cidade de Coronel Sapucaía, no Mato Grosso do Sul. Ele foi preso em flagrante e levado à Delegacia de Polícia Civil de Assis, onde teve a prisão ratificada. O veículo permaneceu no local para perícia. O caso segue sendo investigado.
Fonte: AssisCity
Guri abre inscrições para cursos gratuitos de música em Palmital, Ibirarema e Salto Grande
Estão abertas as matrículas para o segundo semestre do Guri, programa gratuito de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Com mais de 31 mil vagas em polos espalhados por todo o Estado, crianças, adolescentes, jovens e adultos podem se inscrever para aprender canto e diversos instrumentos, do popular ao erudito, sem precisar de conhecimento prévio.
O Guri oferece mais de 1,8 mil vagas em 21 polos na área administrativa de Marília, incluindo unidades em Palmital, Ibirarema e Salto Grande. Na região, as atividades contam com apoio das prefeituras e patrocínio das empresas CTG Brasil, Tauste Supermercados, Grupo Maringá, Sicoob e Sicoob Credimota.
Para se matricular na modalidade presencial, é necessário comparecer ao polo de interesse e apresentar documentos de identidade (certidão de nascimento ou RG), comprovante de matrícula escolar, documentos do responsável, uma foto 3×4 recente e comprovante de residência.
PALMITAL – O Polo de Palmital oferece 101 vagas para cursos de iniciação musical para crianças e adultos, acordeom, canto, instrumentos de sopro (madeiras e metais), percussão, viola caipira, violão e cursos modulares de MPB/JAZZ, viola caipira para adulto e coral adulto. A unidade está na rua Luiz Piva, 83, ao lado da ESF Paraná, e funciona às segundas e quartas-feiras, das 8 às 11h e das 12 às 18h, às terças-feiras, das 12 às 18h, e às sextas-feiras, das 7h30 às 12h30. O telefone para contato é (18) 3351-9333 ramal 449.
IBIRAREMA – Em Ibirarema, o Guri funciona na rua Prefeito Osório Costa Aranha, 21, no Parque Henrique Generick. Estão disponíveis 39 vagas para os cursos de iniciação musical para crianças, iniciação musical para adultos, viola caipira, violão e cursos modulares de ritmos tradicionais da viola e harmonia e improvisação. O atendimento presencial é realizado às segundas e quartas-feiras, das 8 às 12h, e às terças, quintas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30. Telefone de contato é (14) 3307-1516.
SALTO GRANDE – O Polo Guri de Salto Grande tem 31 vagas para os cursos de iniciação musical para crianças, iniciação musical para adultos, percussão, violão e cursos modulares de harmonia e improvisação e bateria popular. A unidade, cujo telefone é (14) 3378-1164, fica na rua Barão do Rio Branco, 436, no centro da cidade, e atende às segundas e quartas-feiras, das 8 às 11h e das 13h30 às 17h30, e às terças, quintas e sextas-feiras, das 13h30 às 15h30.
COMO FAZER – A lista completa dos cursos e endereços dos polos para contato presencial está disponível no mesmo site em que as inscrições podem ser feitas até 29 de agosto: www.souguri.art.br.
Usina Enersugar promove ações educativas para prevenção de acidentes de trabalho
A Usina Enersugar, que tem como uma de suas prioridades a integridade física e mental dos colaboradores, para que todos mantenham vida social e familiar equilibradas e possam contribuir para com o sucesso das atividades na usina, mantém programa permanente de educação e treinamento. Na semana retrasada, a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) realizou atividades educativas especiais em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (27 de julho).
A equipe da Cipa fez trabalho educativo durante os Diálogos Diários de Segurança (DDSs) para reforçar os valores preventivos desenvolvidos pela empresa. Também foram montados estandes no setor próximo aos vestiários da indústria, onde foram mostrados os riscos do trabalho na indústria e levar os trabalhadores à reflexão sobre a atuação no cotidiano das atividades.
O objetivo foi mostrar que acidentes podem ser prevenidos com o desenvolvimento de rotinas que incluem o uso equipamentos de proteção e o cumprimento dos procedimentos adequados para cada atividade. A ação educativa também enfatizou que a segurança pessoal e coletiva é responsabilidade de cada trabalhador, que deve estar sempre atendo aos riscos e atuar conscientemente para evitá-los.
A equipe da Cipa também montou mural em que todos os colaboradores puderam deixar mensagens relacionadas à segurança no ambiente industrial. Assim, a Enersugar incentiva a cultura e os meios de prevenção aos acidentes de trabalho desde que iniciou as atividades em 2020, garantindo a integridade dos trabalhadores e preservando vidas.
Ricardo Madalena protocola abaixo-assinado contra novos pedágios na rodovia Raposo Tavares
O deputado estadual Ricardo Madalena (PL) protocolou na tarde de segunda-feira (04/08) no Palácio dos Bandeirantes um abaixo-assinado com quase mil assinaturas contra a instalação de pedágios na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), especificamente na região de Ourinhos. O documento foi recebido por Diego Torres, assessor especial do governador Tarcísio de Freitas, e será encaminhado ao chefe do Executivo paulista.
A mobilização é uma resposta à inclusão do trecho entre Ourinhos e Itapetininga no projeto de concessão do “Lote Paranapanema”, que prevê cinco novos pórticos de pedágio automático ao longo da SP-270. A cobrança será feita por tag eletrônica ou meios digitais, com pagamento em até 15 dias, e tarifas que variam de R$ 4,80 a R$ 11,94, conforme a localidade e o tipo de pista.
Apesar do posicionamento contrário, o movimento do parlamentar ocorre quando o processo de licitação já está em fase avançada. O edital foi publicado no dia 9 de junho e a entrega dos envelopes está prevista para o dia 1º de setembro. A previsão é de que o leilão aconteça ainda no mesmo mês, com assinatura do contrato até dezembro de 2025 e início da cobrança de pedágio em outubro de 2026.
Locais de cobrança previstos:
P1 (Angatuba): R$ 6,44
P2 (Itaí): R$ 11,94
P3 (Piraju/Tejupá): R$ 4,80
P4 (Ipaussu/Bernardino de Campos): R$ 5,24
P5 (Ourinhos/Canitar – Canitar/Chavantes – Chavantes/Ipaussu): R$ 6,86
Melhorias previstas pela concessão incluem:
Duplicações de pista
Obras em desnível
Dispositivos de acesso
Vias marginais
Passarelas
Inclusão das rodovias SPA-326 e SPA-312

O governo estadual defende o projeto como uma estratégia de modernização da infraestrutura viária, com promessa de aumento na segurança, geração de empregos e desenvolvimento econômico regional ao longo dos 30 anos da concessão.
Apesar de contar com apoio de prefeitos e parte da população, o abaixo-assinado apresentado por Madalena acontece tardiamente no processo, levantando questionamentos sobre a efetividade da medida neste momento. Ainda assim, o deputado reafirma seu compromisso com a luta contra a instalação dos pedágios e promete seguir buscando alternativas junto ao governo.
Fonte: Passando a Régua
Uma mulher de 27 anos foi presa no domingo (03/08) na Nova Zelândia por viajar em um ônibus com uma menina de dois anos dentro de uma mala. Ela foi acusada de maus-tratos contra a criança e negligência, informou a polícia.
Os policiais foram até um terminal de ônibus em Kaiwaka, 100 quilômetros ao norte de Auckland, após o motorista do ônibus encontrar a menina. Durante uma parada, ele observou que uma das malas estava se movimentando, segundo o inspetor Simon Harrison.
“Quando o motorista abriu a mala, encontrou a menina de dois anos”, disse o policial. “A menina estava muito quente, mas, fora isso, parecia fisicamente ilesa”, acrescentou.
Harrison informou que a menina está hospitalizada e deve passar por uma avaliação médica.
A bagagem estava em um compartimento separado, debaixo da área de passageiros.
Segundo o policial, o motorista evitou “o que poderia ter sido algo muito pior” e afirmou que as autoridades não descartam apresentar mais acusações contra a mulher.
Fonte: France Presse
Justiça decreta prisão preventiva de caminhoneiro acusado de tentativa de feminicídio e homicídio em Assis
A justiça acatou o pedido da Polícia Civil e decretou a prisão preventiva do caminhoneiro acusado de disparar contra um restaurante e invadir uma chácara durante tentativa de fuga na tarde de domingo (03/08) em Assis. O acusado responde por tentativa de feminicídio contra a ex-companheira, duas tentativas de homicídio qualificadas contra policiais militares, dois crimes de resistência e porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito.
O pedido de prisão preventiva foi formalizado pela Polícia Civil em razão da gravidade dos delitos e do risco de reincidência. A investigação do caso segue sob responsabilidade da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Assis, coordenada pela delegada Raquel Santos de Oliveira.
Ainda não há informações para onde o acusado foi transferido.
Relembre o caso
O crime ocorreu por volta das 15h30 do domingo (03/08) em um restaurante anexo a um posto de combustíveis às margens da rodovia. A proprietária do estabelecimento relatou ao Portal AssisCity que o caminhoneiro, natural do Rio Grande do Norte e morador de Assis, estava como cliente no local e consumia bebida alcoólica quando começou a causar tumulto. A confusão se agravou após ele importunar a ex-companheira, que trabalha no estabelecimento, além de ameaçar outros funcionários.
Ao ser confrontado pelo marido da empresária, foi orientado a deixar o local. Pouco depois, retornou armado com um revólver e efetuou seis disparos contra o restaurante, atingindo a porta do caixa e uma janela. Clientes e funcionários que ainda estavam no local buscaram refúgio nos fundos do imóvel.
Com a chegada de viaturas da Polícia Militar, o suspeito tentou fugir a pé, levando consigo uma mochila. Durante a fuga, trocou tiros com os policiais e, em seguida, pulou o muro de uma chácara nas imediações, onde uma família realizava um churrasco. Armado, ele manteve os moradores sob ameaça até ser cercado pela PM. Após breve negociação, o homem se entregou. Apesar da gravidade dos fatos, ninguém ficou ferido.
Fonte: AssisCity
Um homem, de 35 anos, se recusou a fazer serviços domésticos e foi morto pela mãe e pela namorada. A vítima tinha uma filha, de seis meses, com a companheira. O caso foi registrado em Gemona del Friuli, na região nordeste da Itália.
Segundo o site britânico Sky News, Lorena Venier, de 61 anos, e a namorada colombiana de Alessandro Venier (que não teve o nome divulgado pelas autoridades italianas), de 30 anos, foram presas.
A polícia italiana encontrou os restos mortais do homem divididos em sacos de lixo. A mãe a namorada de Alessandro teriam usado cal virgem para corroer o corpo e diminuir o cheio de decomposição.
A apuração da polícia italiana ainda apontou que o homem foi drogado, atacado com um machado e esquartejado pela mãe e namorada. Em depoimento, as suspeitas do crime disseram que o estopim para o assassinato seria uma recusa de Alessandro em “colocar a mesa” para o jantar.
Homem morto pela mãe e namorada era descrito como “viciado e desempregado”

O Sky News ainda divulgou que o homem era descrito pela mãe e a namorada como “alcoólatra, viciado em drogas e desempregado”.
Alessandro teria se mudado para casa da mãe, após ter sido abandonado pelo pai – um imigrante, de origem egípcia. O homem ainda teria o sonho de se mudar para a Colômbia, país natal da namorada.
A filha do casal foi retirada da guarda da mãe e será cuidada pelo Serviço Social da Itália após o assassinato. O inquérito policial deve ser finalizado pela polícia italiana na próxima semana.
Fonte: www.ric.com.br