26 de setembro de 2025
“…retomar o antigo e sábio conceito de respeito à natureza para garantia da sobrevivência…”
As mais que comprovadas alterações extremas do clima, causadoras de eventos meteorológicos cada vez mais intensos e frequentes que alternam seguidas ondas de calor com tempestades severas, secas prolongadas, inundações recorrentes e incêndios florestais dizimadores, parecem não despertar a consciência coletiva e muito menos as autoridades sobre a emergência climática.
O também comprovado acúmulo de gases de efeito estufa, principal causador dos eventos que trazem danos materiais e ambientais à saúde humana e à produção de alimentos, ainda é motivo de descaso para significativa parte da população.
E, mesmo diante das provas materiais substanciais e inequívocas que a natureza oferece com as absurdas oscilações que mostram o descompasso climático que desafia até mesmo a manutenção da vida no planeta, as medidas adotadas são sempre muito simplistas, mais de mitigação do que de mudança de hábitos e paradigmas.
Dependente de soluções científicas e tecnológicas para as questões da saúde e da vida, as pessoas se negam a fazer mudanças e muito menos retomar o antigo e sábio conceito de respeito à natureza para garantia da sobrevivência harmoniosa.
Em vez de voltar a produzir água nas nascentes soterradas para ampliar o plantio, o agricultor prefere retirar as águas escassas dos rios para fazer irrigação. Em vez de economizar a água fornecida pelo sistema público, o consumidor urbano prefere lavar calçadas e comprar o produto engarrafado, sem sequer conhecer a procedência.
Em vez de incentivar e viabilizar a produção de água potável pelo reaproveitamento natural feito pela infiltração das águas pluviais nos lençóis freáticos, as empresas públicas e privadas exploradoras do líquido sagrado preferem busca-lo nas distantes profundezas do subsolo.
Sem o entendimento e a consciência da situação de desequilíbrio ambiental a que estamos submetidos e sem a cultura da preservação da natureza para manutenção das atividades humanas, as sociedades se desenvolvem dependentes de soluções artificiais para resolver problemas naturais.
Enquanto a ciência estuda as doenças e cria novos medicamentos para prolongar a vida, estamos ingerindo água contaminada e comida envenenada, respirando poeira e microplásticos, consumindo frutas e legumes cobertos de agrotóxicos e substâncias químicas para conservação de alimentos que contém corantes e conservantes que atentam contra a vida.
CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA – Promoção: R$ 100,00 por seis meses

CULPA DA MACUMBA
O segundo incêndio na antiga Mata do Rolica, na Água dos Aranhas, foi atribuída à possibilidade de uso do lugar para a prática de “despacho de macumba”, ainda comum nas encruzilhadas. Não se sabe se alguém acende velas ou faz fogueiras para as entidades do mal ou a quem interessa o resultado do trabalho. A suposta macumba reduz a mata e aumenta a área de plantio. Saravá.
SINAL DA CRUZ
A leitura dos sinais vindos de outras dimensões é fundamental para entender os acontecimentos e suas motivações. Parece acaso, mas o cruzeiro da cúpula de igreja Matriz de Santo Antônio foi derrubado pelo vendaval de segunda-feira, em caso inédito em Palmital e na região. É preciso decifrar os sinais da natureza para alcançar o verdadeiro entendimento. O caso é para especialistas sensitivos.
VEJA ESTA E OUTRAS NOTAS DE HUMOR, SÁTIRA, CRÍTICA E AUTOCRÍTICA NAS VERSÕES IMPRESSAS DO JC – Promoção de assinatura R$ 100,00 por seis meses.

Ceagesp de Palmital oferece desconto na armazenagem a produtores do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar
A aproximação da Ceagesp – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo -, do governo federal, com a agricultura familiar, envolve também a armazenagem que está garantindo descontos de 30% para quem tem o CAF – Cadastro Nacional da Agricultura Familiar -. A honra de estrear essas condições coube a agricultores de Palmital, que aproveitaram as condições da Proposta de Resolução da Diretoria (PRD) 009/2025.
Os produtores que estão depositando suas produções desde o fim de agosto na AGPAL- Unidade Armazenadora de Palmital – receberam os primeiros boletos já com o desconto. Antes, porém, a informação já estava sendo espalhada pelo campo. “No caso do AGPAL, após a aprovação da PRD, a informação foi repassada ao Sindicato Rural e ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, via divulgação pelo WhatsApp”, contou Luís Eduardo Vieira Pinto, chefe das Regionais II e IV da armazenagem.
Outras estratégias foram adotadas para que a notícia chegasse ao máximo possível de receptores. “Essa informação também foi divulgada na rádio Regional durante o período de 30 dias, além de ter sido feito contato direto com os clientes que passam pela Unidade, fora os momentos de criação de novos cadastros”, completou Luís Eduardo. Agricultores interessados no benefício também podem procurar a equipe da unidade para obter mais informações.
De acordo com a empresa, quando o agricultor opta pela Ceagesp, tem sua carga bem encaminhada desde o começo e recebendo os seguintes processos: 1) Recepção dos grãos; 2) Amostragem e classificação; 3) Limpeza; 5) Secagem; 6) Expurgo; 7) Armazenagem e manutenção da qualidade; e, 8) Expedição. Outro trunfo da Ceagesp é a devolução da sobra técnica, quando o produtor recebe no fim do contrato o proporcional daquilo que foi estocado, com as devidas correções devido à quebra técnica.
“Estamos bem atentos às oscilações do mercado e as cargas que nos foram confiadas são liberadas com rapidez para que quem transforma o campo em riqueza aproveite o melhor momento de venda de seu produto, que estará guardado com toda a segurança e assistência que só uma rede com o tamanho e o conhecimento da nossa pode oferecer”, diz trecho de nota enviada à imprensa pela Ceagesp, que é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
“Nossos silos são de concreto, que proporcionam melhor isolamento térmico em comparação aos metálicos, fora serem menos suscetíveis a contaminações externas, o que favorece uma melhor manutenção da qualidade e da integridade das cargas armazenadas. Além disso, todas as mercadorias possuem seguro, o que só aumenta a segurança dos depositantes”, completou a empresa sobre a unidade de Palmital, que é uma das maiores estruturas da Ceagesp e tem capacidade estática para 100 mil toneladas, dividida em dois graneleiros, o primeiro inaugurado em 10 de setembro de 1976 e o segundo, em 7 de maio de 1978.
VÍDEO: Dois homens são presos em Palmital com cocaína escondida no painel de veículo
A Polícia Rodoviária realizou na tarde de quinta-feira (25/09) a prisão de dois homens e a apreensão de cocaína que estava em um veículo que passava por Palmital. A ação foi realizada por equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) durante fiscalização na praça de pedágio localizada no quilômetro 413 da Raposo Tavares.
O flagrante ocorreu por volta das 16h30, quando a equipe do TOR fazia fiscalização durante a Operação Impacto em Palmital. Os policiais abordaram um Fiat/Stilo Flex que trafegava no sentido interior-capital e era ocupado pelo condutor e um passageiro. Não há informações sobre a procedência e as idades dos acusados.
Durante vistoria no veículo, os policiais encontraram uma porção de 208 gramas de cocaína que estava escondida no painel central, nas proximidades da alavanca de câmbio. Os dois homens foram presos e apresentados na Delegacia da Polícia Civil, onde permaneceram sob tutela à disposição da Justiça da Comarca.
A edição 2025 do Rock Caramujo promete transformar Palmital na capital regional da música durante este final de semana. O festival, que foi criado em 2008 e está em sua 12ª edição, é realizado por meio da parceria com a Prefeitura de Palmital e com a Santa Casa de Misericórdia, além do apoio de patrocinadores. A programação tem entrada gratuita e promete uma maratona que trará diversas vertentes do rock com 10 bandas da cidade e da região, além de atrações de destaque no cenário cultural brasileiro.
A programação no recinto José Leandro Sobrinho e começa nesta sexta-feira (26/09), a partir das 17h, com a banda ZAS (Palmital). Às 17h45, é a vez da banda Dinossauros (Palmital). Às 19h, o público recebe a Let The Be Rock, de São Paulo, considerada uma das melhores bandas cover de AC/DC do país. Às 20h05, sobe ao palco a CB Band (Palmital). A primeira noite do festival, que se consolidou como um dos maiores de rock do interior paulista, será encerra com show dos Detonautas, previsto para começar às 23h30.

A organização do Rock Caramujo está realizando uma ação que oferece entre os seguidores no Instagram uma guitarra autografada pelos Detonautas. A promoção está disponível no endereço https://www.instagram.com/p/DO_nIrwETvI/, onde estão as regras para a participação. O sorteio ocorre nesta sexta-feira (26/09) e o ganhador deve estar presente para receber o prêmio, que será entregue pela própria banda. No sábado (27/09), a atração principal do festival será o cantor Nando Reis.
DETONAUTAS – Fundada em 1997, a banda Detonautas nasceu de um encontro inusitado em uma sala de bate-papo da internet, quando Tico Santa Cruz (Luis Guilherme) e Tchello (Eduardo Simão) se conectaram virtualmente e decidiram formar um grupo musical. O nome “Detonautas” é uma fusão de “detonadores” com “internautas”, refletindo sua origem digital e espírito inovador2.
Com quase 30 anos de estrada, Detonautas acumula oito álbuns de estúdio, três ao vivo, quatro DVDs e diversas coletâneas. A banda já se apresentou em grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza e The Town, além de abrir shows para nomes como Red Hot Chili Peppers, Guns N’ Roses e Evanescence2. O grupo é conhecido por letras que abordam temas como amor, violência, política e cidadania, sempre com uma pegada de rock alternativo e atitude crítica.
Desde o início, o Detonautas se destacou pelo engajamento social e pela postura combativa diante de questões nacionais. Suas principais músicas são “Outro Lugar”, “Quando o Sol Se For”, “Olhos Certos”, “O Dia Que Não Terminou”, “Só Por Hoje” e “Tênis Roque”. Com uma trajetória marcada por autenticidade, resistência e conexão com o público jovem, Detonautas segue como uma das bandas mais relevantes do rock nacional contemporâneo.

ESTRUTURA – O evento é realizado no recinto José Leandro Sobrinho e conta com uma estrutura de palco som sistemas de luz e sol de alta qualidade, além de ampla pista e praça de alimentação com diversas opções gastronômicas. Quem optar por maior comodidade, pode adquirir pacotes para o Camarote VIP, que tem parte da renda destinada à Santa Casa de Misericórdia de Palmital. Os ingressos são oferecidos por o endereço www.slticket.com.br/347-rock-caramujo-2025.
O Camarote VIP segue o padrão de estrutura oferecida na edição de 2024. A área será na lateral da pista e contará com lounge elevado e coberto, equipado com mesas bistrô, bancos e locais “instagramáveis” para fotos, possibilitando mais conforto e ambiente diferenciado para os visitantes que preferem boas experiências no evento. Quem comprar ingresso também terá acesso a um setor reservado em frente ao palco, além de banheiros e bar exclusivos.
Dupla é presa com meia tonelada de drogas na Raposo Tavares entre Ibirarema e Salto Grande
Dois homens, de 32 e 33 anos, foram presos em flagrante na quarta-feira (24/09) após serem flagrados transportando 570 quilos de maconha na rodovia Raposo Tavares (SP-270), entre Salto Grande e Ibirarema, na região de Ourinhos (SP).
A Polícia Militar Rodoviária informou que a ocorrência foi registrada durante a Operação Impacto, em conjunto com as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco).
Na primeira abordagem, em Salto Grande, os policiais deram ordem de parada a um veículo, mas o motorista desobedeceu e fugiu. Após breve acompanhamento, o carro foi interceptado e, no interior, foram encontrados tabletes de maconha, haxixe e skunk.
Em seguida, outra equipe localizou um segundo automóvel estacionado em um restaurante, também na Raposo Tavares, já em Ibirarema (SP). Dentro do veículo havia mais drogas do mesmo tipo.
Os dois motoristas, que já tinham passagens por tráfico de drogas, foram levados para a Delegacia da Polícia Federal de Marília (SP) e permanecem presos à disposição da Justiça.
Fonte: g1
Mortes por câncer devem crescer 75% até 2050; saiba os motivos da previsão dos cientistas
O mundo deve enfrentar um aumento expressivo nas mortes por câncer nas próximas décadas. Um estudo publicado na quarta-feira (24/09) na revista científica “The Lancet” projeta que o número anual de óbitos chegue a 18,6 milhões em 2050, um salto de 75% em relação a 2024.
O avanço está diretamente ligado ao crescimento e envelhecimento da população, mas também à falta de políticas de prevenção e tratamento, sobretudo em países de baixa e média renda.
Casos dobraram em 30 anos
Entre 1990 e 2023, o número de novos diagnósticos de câncer mais que dobrou: passou de 9 milhões para 18,5 milhões. As mortes aumentaram 74%, alcançando 10,4 milhões no ano passado.
Apesar dos avanços em terapias e da queda das taxas ajustadas por idade em alguns países, o volume absoluto continua em alta — e deve atingir 30,5 milhões de novos casos anuais em 2050.
Segundo a pesquisadora e professora da Universidade Federal de Minas Gerais Deborah Malta, uma das autoras do estudo global, o fenômeno é resultado da transição demográfica.
“O aumento é inevitável diante do envelhecimento populacional e da maior expectativa de vida. Ao mesmo tempo em que mortes por doenças cardiovasculares tendem a cair, o câncer se tornará cada vez mais a principal causa de óbito crônico”, explica.
Desigualdades entre países
Os dados revelam um cenário desigual:
- países ricos conseguiram reduzir em até 30% as taxas de mortalidade padronizadas, devido ao acesso a rastreamento, diagnóstico precoce e terapias modernas;
- países pobres viram as taxas aumentarem, puxadas por diagnósticos tardios e ausência de infraestrutura hospitalar.
“Nos países de baixa e média renda, as dificuldades são de todas as ordens: prevenção insuficiente, diagnóstico tardio e pouco acesso a tratamentos. O Brasil, com o Sistema Único de Saúde (SUS), está em posição mais favorável em comparação a muitos países dessa faixa de renda, uma vez que garante políticas universais de rastreamento e oferta de cirurgia, quimioterapia e radioterapia”, avalia Malta.
Principais fatores de risco
O estudo calcula que 42% das mortes por câncer em 2023 (4,3 milhões de pessoas) poderiam ter sido evitadas com mudanças de hábitos. Os fatores de risco mais relevantes são:
- tabagismo (responsável por 21% das mortes),
- dieta não saudável,
- alto consumo de álcool,
- obesidade e glicemia elevada,
- poluição do ar e riscos ocupacionais.
Para Deborah Malta, a prioridade deve ser o controle do tabaco.
“Medidas como aumento de impostos, proibição de publicidade, ambientes 100% livres de fumo e campanhas educativas são custo-efetivas e trazem grande impacto. No Brasil, tivemos avanços importantes após 2011, mas ainda precisamos reforçar essas ações”, afirma.
Ela reitera que políticas similares devem ser aplicadas a outros fatores de risco, como a taxação de bebidas alcoólicas, rotulagem frontal em alimentos industrializados e incentivo à atividade física.
“O Brasil já implantou programas relevantes, como a Academia da Saúde e o Guia de Alimentação Saudável, mas ainda enfrentamos desafios com o consumo de ultraprocessados, álcool e obesidade”, completa.
Medidas eficazes contra o câncer
A pesquisadora detalha que políticas públicas de prevenção são custo-efetivas e podem salvar milhões de vidas. Entre as principais medidas, estão:
Tabaco
- Aumento de impostos sobre cigarros.
- Proibição de publicidade, promoção e patrocínio.
- Ambientes 100% livres de fumo.
- Imagens de advertência nas embalagens.
- Campanhas de conscientização.
Álcool
- Aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas.
- Restrições à publicidade.
- Proibição da venda para menores de idade.
Alimentação
- Redução do consumo de ultraprocessados.
- Rotulagem frontal em embalagens.
- Incentivo ao consumo de frutas, hortaliças e fibras.
- Reformulação de produtos para diminuir o sal.
- Obesidade e glicemia elevada
- Estímulo a alimentação saudável.
- Programas de incentivo à atividade física, como a Academia da Saúde.
Vacinação e rastreamento
- Vacina contra HPV (disponível no SUS desde 2013).
- Rastreamento do câncer do colo do útero (mulheres de 25 a 54 anos).
- Mamografia (mulheres de 50 a 69 anos, com a possibilidade de começar o rastreamento aos 40).
“Essas medidas já estão previstas em políticas nacionais e podem ser ampliadas. O desafio é garantir acesso equitativo e fortalecer a prevenção, para que o câncer não avance como principal causa de morte crônica no futuro”, afirma.
Fonte: g1
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/k/K/PgUgBMRqGZt9rxm96odA/01.jpg)
Diagnóstico precoce salva vidas: exames de imagem são essenciais na detecção do câncer de pulmão — Foto: Banco de imagens
Comunidade São Miguel Arcanjo faz alerta a motoristas que trafegam nos acessos ao santuário em Bandeirantes
Por meio de publicação em redes sociais, o Santuário de São Miguel Arcanjo fez orientações na tarde desta quinta-feira (25/09) a motoristas que trafegam por rodovias de Bandeirantes e municípios vizinhos para evitar acidentes com peregrinos que estarão fazendo suas caminhadas neste final de semana. O objetivo é evitar acidentes com os fiéis e garantir que todos possam manifestar sua fé.
Confira nota divulgada pela comunidade católica:
“Atenção, motoristas! 🚨
Entre os dias 27 e 29 de setembro, o Santuário São Miguel Arcanjo receberá um grande número de peregrinos. 🙏
Pedimos cuidado redobrado nas proximidades da BR-369 e PR-855.
➡️ Reduza a velocidade
➡️ Respeite os pedestres
➡️ Preserve vidas
⚠️ Sua segurança e a deles são muito importantes!”


Polícia Civil prende dois homens durante operação de combate ao tráfico de drogas em Assis
A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por intermédio das Delegacias Especializadas DIG/DISE de Assis, prendeu na quinta-feira (25/09) dois indivíduos investigados por tráfico de drogas na Vila Progresso e no Jardim Alvorada, no município de Assis.
Após trabalho de inteligência e provas coligidas, que constataram o comércio ilícito de drogas, foi representado por medidas de busca e apreensão domiciliares, as quais foram deferidas pelo Poder Judiciário, após parecer favorável do Ministério Público.
Os policiais civis apreenderam na residência do investigado L.J.E.V, de 20 anos, porções de substâncias entorpecentes do tipo cocaína, maconha e haxixe, valores em moeda corrente, petrechos utilizados para embalar as drogas, aparelhos celulares, sendo dada voz de prisão em flagrante delito ainda no local; ressalta-se também que neste imóvel foram localizadas duas adolescente, de dezesseis anos, as quais foram entregues ao Conselho Tutelar, após tomadas providências cabíveis de Polícia Judiciária.
Na residência do investigado B.U.V, de 29 anos, os policiais identificaram que o imóvel funcionava como ponto de venda e uso de drogas (biqueira), sendo ali apreendidas porções de substâncias entorpecentes do tipo crack e maconha, valores em moeda corrente, um simulacro de arma de fogo e aparelhos celulares.
Os investigados foram conduzidos à sede do plantão da Central de Polícia Judiciária de Assis, onde a Autoridade Policial deliberou pela lavratura de Autos de Prisão em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Drogas. Os detidos foram encaminhados para estabelecimento prisional da região, onde permanecem à disposição da Justiça Pública para audiência de custódia.
A Polícia Civil reforça seu permanente compromisso no combate ao tráfico de drogas, o qual produz reflexos nocivos na sociedade, como o aumento do número de crimes patrimoniais, e que a população pode apresentar informações por meio de canais com 180, 197, ou ainda, para a própria equipe da DIG/DISE, por meio da linha 18 3209 1042 (WhatsApp), sendo que todas as informações são apuradas com absoluta discrição.
Fonte: Deinter-8