18 de fevereiro de 2026
Campanha da Fraternidade 2026, que será apresentada nas missas de Cinzas em Palmital, destaca direito à moradia digna
A Igreja Católica no Brasil deu início, nesta Quarta-feira de Cinzas, à Campanha da Fraternidade 2026. Promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a iniciativa tem como tema “Fraternidade e Moradia” e como lema a passagem bíblica: “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14).
Em Palmital, o lançamento ocorreu durante as missas de Cinzas celebradas nas paróquias de São Sebastião e Santo Antônio, que apresentaram aos fiéis a proposta de reflexão para o período da Quaresma.
Reflexão e solidariedade
A Campanha da Fraternidade, realizada anualmente desde a década de 1960, busca unir oração, jejum e caridade em um chamado à coerência cristã. Além das reflexões nas celebrações e encontros pastorais, a ação culmina na Coleta Nacional da Solidariedade, marcada para o Domingo de Ramos, quando os fiéis são convidados a contribuir com projetos sociais em âmbito diocesano e nacional.
Moradia como direito fundamental
Inspirada no mistério da Encarnação — quando Cristo escolheu habitar entre os homens — a campanha deste ano convida os cristãos a refletirem sobre o direito à moradia digna e outros aspectos essenciais para a vida com dignidade. A CNBB destaca que evangelizar também significa promover condições humanas básicas, especialmente diante dos desafios habitacionais enfrentados por milhares de famílias brasileiras.
Urgência do tema
Em 2026, a discussão ganha relevância diante da realidade de comunidades que vivem em condições precárias ou sem acesso a políticas públicas eficazes. A Igreja reforça que, se Deus fez morada entre nós, cada cristão é chamado a ser instrumento para que ninguém viva sem teto, sem esperança e sem o amparo da fraternidade.]
Com informações da Rádio Rural



