A auxiliar administrativa Taislaine Santos foi abordada duas vezes por policiais em uma festa em Aracaju (SE) após erro em sistema de reconhecimento facial. Ela conta que o caso aconteceu em novembro de 2023 e que foi confundida com uma pessoa que estava foragida da Justiça.
A primeira abordagem ocorreu por volta das 16h30. Ela diz que foi abordada por dois homens que disseram ser policiais civis à paisana e relataram que ela foi identificada por uma câmera de reconhecimento facial como possível suspeita foragida da Justiça.
Após verificarem a foto da suspeita e compararem a imagem ao rosto de Taislaine, eles reconheceram o equívoco e disseram: “Realmente não é você”. Ela voltou à festa após a confusão, mas foi abordada novamente, dessa vez por policiais militares, por volta das 18h30.
“Me abordaram de forma totalmente diferente. Não perguntaram nome nem meu documento. Jogaram meu copo no chão, pegaram meu celular, prenderam minhas mãos para trás, segurando com bastante força. Eu dizia ‘não fiz nada’. Um PM falou ‘você sabe o que você fez, né?’”, relatou ao jornal O Globo.
Ela conta que foi colocada em um carro da PM e levada até uma tenda onde estavam outros policiais. Lá, questionaram todos os seus dados novamente e constataram que ela não era a suspeita foragida da Justiça identificada pelo sistema de reconhecimento facial.
“Perguntaram se eu queria voltar para o evento, porque já tinham comunicado no grupo da polícia que não me abordassem mais. Disse que queria ir para a casa. Uma viatura da PM me levou. Não pediram desculpa em momento nenhum. Disseram que foi um erro, mas não pediram desculpas”, conta.
Ela diz que foi orientada a fazer um boletim de ocorrência contra a PM e que avalia processar o estado pelo erro. Taislaine diz que recebeu um pedido de desculpas pessoalmente do governador após a repercussão do caso.
Também foi prometido que o governo do estado verificaria o sistema de reconhecimento facial e buscaria medidas para criar uma “abordagem mais humanizada” da PM. Mesmo assim, ela diz que ficou traumatizada com o episódio.
fonte: DCM