Uma frente fria que avançou pelo Sudeste do país no último final de semana causou chuvas fortes em diversos municípios do Estado de São Paulo. Os fenômenos meteorológicos foram acompanhados de chuvas volumosas, fortes ventos, raios e granizo, causando transtornos e estragos em diversas cidades paulistas.
Em Palmital foram registradas chuvas fortes durante a tarde de domingo (28/01). Segundo dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), que tem uma estação automática nas proximidades do Distrito de Sussuí, houve um total de 49,5 milímetros de chuvas. Cada milímetro de chuva representa um litro de água em um metro quadrado de solo.
Além do grande volume de água, as chuvas em Palmital foram acompanhadas por muitos raios e por granizo que atingiu algumas localidades. Um registro foi feito na Chácara Mil Cores, que fica na saída da Conquista, às margens da vicinal de acesso à platina, mostrou o acúmulo de pedras de gelo sobre os sombrites que protegem as plantas cultivadas no local.
Na cidade, também houve o registro de diversos pontos de alagamento devido ao grande volume de água nas chuvas, que ocorreram em pelo menos três horários distintos. Um dos pontos em que houve enxurrada de grande intensidade foi no final da rua Marechal Rondon, ao lado do Clube da Terceira Idade, no acesso ao Horto Florestal Municipal. Houve também grande acúmulo pluvial no cruzamento das ruas Olegário Pinheiro Machado e Santos Dumont.
Ainda não há informações sobre problemas em outras localidades, mas houve relatos por meio de redes sociais da ocorrência de granizo na Água do Pau D’Alho, nas proximidades da divisa com o município de Ibirarema. A queda das pedras de gelo pode ser altamente prejudicial às lavouras, pois destroem as folhas e causam danos às plantas, principalmente à soja que é cultivada em grande escala nesta época do ano.
PREVISÃO – Conforme institutos de meteorologia, a semana começa com temperaturas em elevação, tendo máxima de até 36° C, e tempo instável, com nebulosidade e a expectativa de chuvas. Confira a previsão feita pelo IPMet/Unesp: