Uma médica grávida foi agredida por uma paciente no serviço público de saúde do Distrito Federal. O incidente, ocorrido na quarta-feira (27/03), foi registrado pela Polícia Civil (PCDF) e discutido com o Sindicato dos Médicos (SindMédico-DF).
Durante a consulta, a paciente agrediu a médica, que tentou manter distância devido aos protocolos de Covid-19. A profissional, preservada em anonimato pelo sindicato, foi examinada no Instituto Médico Legal (IML) e está em repouso devido ao trauma. A equipe de saúde interveio para conter a situação.
“Entrou batendo a porta do consultório, pegou a cadeira, colocou na minha frente. Eu disse, ‘senhora, tem de manter distância pelo protocolo de Covid. Ela veio, meteu a mão na minha cara e gritei por socorro”, desabafou a profissional de saúde, de acordo com informações divulgadas pelo Metrópoles.
Segundo o presidente do SindMédico, Guttemberg Fialho, o incidente evidencia a falta de segurança na rede pública de saúde: “Ela disse para a paciente que estava gestante. A mesa estava um pouco afastada porque ela temia pegar Covid e a paciente teria começado a gritar e agredí-la”. O sindicato oferece apoio jurídico à médica e está pronto para ajudar na ação por danos morais, se desejado.
Fonte: DCM