Governo anuncia novo caminhão para coleta de lixo para Campos Novos Paulista

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), está promovendo a entrega de novos caminhões de coleta de lixo (compactadores) para 12 cidades paulistas. Uma das beneficiadas é Campos Novos Paulita. O objetivo é contribuir com a melhoria da gestão de resíduos nessas localidades.

Além de Campos Novos, também serão contemplados os municípios de Avaí, Braúna, Canas, Cássia dos Coqueiros, Igaraçu do Tietê, Indiaporã, Potim, Redenção da Serra, Ribeira, Tejupá e Torrinha. No total, a aquisição dos veículos representa investimento total soma R$ 6,7 milhões. 

A seleção contou com a participação de municípios que já contam com uma Política Nacional de Resíduos Sólidos (PMGIRS) vigente mas cujo Índice de Gestão de Resíduos (IGR) ainda é insatisfatório. Anualmente, o IGR avalia a gestão dos municípios paulistas para fornecer subsídios para a proposição e implementação de políticas públicas estaduais.

Levantamento realizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) constatou que cidades com população inferior a 25 mil habitantes e que geram menos de 10 toneladas de resíduos por dia são as que têm mais dificuldade na destinação correta dos resíduos.

“Temos apoiado as prefeituras para que consigam superar esses desafios, seja contribuindo com a estrutura necessária para a coleta, seja oferecendo soluções adequadas para a destinação, como o programa Integra Resíduos, que está com inscrições abertas em nosso site. O programa promete melhorar a gestão de resíduos sólidos por meio de parcerias público-privadas e da regionalização, por exemplo, via consórcios intermunicipais”, ressalta a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

SOBRE O FECOP

Criado em 2002, o Fecop é um fundo de financiamento e investimento vinculado à Semil, que tem o objetivo de apoiar e incentivar a execução de projetos relacionados ao controle, à preservação e à melhoria das condições do meio ambiente no Estado. Por meio do fundo, mais de 2.500 projetos já foram aprovados, com a destinação de cerca de R$500 milhões para 633 municípios. O Fecop conta com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) como agente técnico na avaliação dos projetos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Semil

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.