O Departamento da saúde da Prefeitura de Palmital está comemorando o excelente resultado alcançado no Programa Previne Brasil, que é desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) e tem como objetivo medir a eficiência do atendimento realizado no setor de atenção básica nos municípios brasileiros. A estratégia do governo federal é garantir incremento nos serviços oferecidos a pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente gestantes, mulheres, crianças e doentes crônicos.
O levantamento considera ações de pré-natal (mais de 6 consultas, exames de Sífilis e HIV, atendimento em saúde bucal de gestantes), saúde da mulher (exames de Papanicolau), vacinação de crianças (poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite) e atendimento a hipertensos e diabéticos. O resultado é transformado no Indicador Sintético Final (ISF), que reúne os sete indicadores avaliados pelo Previne Brasil.
Palmital teve excelente evolução no ranking estadual nos últimos anos, comprovando o fortalecimento dos serviços na atenção básica oferecida à população. No segundo quadrimestre de 2022, atingiu um ISF de 8,58m, na 90ª posição no Estado de São Paulo. Nos últimos quatro meses de 2023, o desempenho foi ainda melhor, com índice de 9,83, alçando o município à 44ª posição na classificação estadual.
Nos quatro primeiro meses de 2024, o desempenho das atividades de atendimento à população nas unidades básicas superaram as metas estabelecidas pelo MS e fizeram Palmital atingir o ISF 10,0, chegando à 33ª posição no ranking estadual. Os destaques foram o atendimento às gestantes, com porcentuais acima de 70%, a cobertura vacinal de crianças em 98%, e o atendimento aos hipertensos (72%).