Dois vídeos divulgados em redes sociais mostram flagrante de desrespeito à civilidade e ao meio ambiente em Palmital. Moradores da zona rural registraram grande quantidade de lixo deixado por frequentadores das margens do Paranapanema, no bairro da Água do Cascalho, durante o final de semana. O local, que está sob a responsabilidade do governo federal e da CTG Brasil, é uma área de preservação permanente para garantir a preservação do rio.
As imagens registradas pelos moradores da zona rural mostram sacos de lixo e até papel higiênico em trecho abaixo da usina hidrelétrica de Canoas II, que é muito procurado por pessoas que querem se refrescar nas águas do rio nos dias de calor. Houve também informação de grande quantidade de resíduos nas proximidades e abaixo da ponte Manoel Leão Rego, que liga Palmital ao Paraná.
Moradores da área rural destacaram também que é comum que grande quantidade de lixo seja deixada pelos frequentadores das margens do Panema, que é muito procurado em períodos mais quentes e aos finais de semana. Eles informaram também que há lixeiras em um Ecoponto à margem da rodovia Nelson Leopoldino, possibilitando que as pessoas possam recolher os resíduos do local de lazer ao irem embora e fazer o descarte adequado.