O agrônomo palmitalense Benedito Hélio Orlandi, o Bertola, foi um dos representantes do Estado de São Paulo no 2º Encuentro Mundial del Sistema de Siembra Directa, realizado entre 31 de julho e 2 de agosto em Caaguazú, no Paraguai. O evento, promovido pela Federación Paraguaya de Siembra Directa para una Agricultura Sustentável (FEPASIDIAS) e pela Confederación de Associações Americanas para una Agricultura Sustentable (CAAPAS), reuniu produtores, técnicos e pesquisadores de diversos países para troca de informações e disseminação de novos conhecimentos sobre o sistema conservacionista de trabalho com o solo.
Bertola, que é presidente da Associação de Plantio Direto do Vale Paranapanema (APDVP) e vice-presidente para o Estado de São Paulo da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRASPD), participou do evento como convidado especial do agrônomo Miguel Cubilla, que comanda a FEPASIDIAS e CAAPAS e foi o responsável pela organização do encontro internacional.
A FEBRAPDP enviou uma comitiva com técnicos e produtores, incluindo a gerente de projetos Jeankleber Bortoluzzi. “O foco principal foi a sustentabilidade da agricultura alcançada através do Sistema Plantio Direto, não só no Paraguai, mas também em diversos outros países, como por exemplo Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Espanha dentre outros que tiveram profissionais e produtores como painelistas”, destacou ele.
Também estiveram presentes o conselheiro da FEBRAPDP, Ademir Calegari, o vice-presidente de Minas Gerais, Léo Pereira, a diretora Maira Lelis e a secretária Marie Bartz, que abordaram questões importantes do sistema conservacionista ano Brasil e no mundo. “Enquanto o Brasil tem 43% de suas áreas cultivadas com o Plantio Direto, o Paraguay tem a maior área em proporcionalidade do mundo, com 98%”, destacou Bertola ao enfatizar a importância do evento para o desenvolvimento do sistema no país.