A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) está realizando uma etapa do projeto Cidadania Itinerante no município de Platina. A van, que é responsável por levar diferentes serviços jurídicos e de documentação para municípios por todo o Estado de São Paulo, começou o atendimento ontem na cidade na rua Maria Amélia Azevedo.
O atendimento começa nesta terça-feira (17/09), das 12h às 18h. Os serviços são oferecidos na quarta-feira (18/09), das 9h às 17h e na quinta-feira (19/09), das 9h às 15h. Serão distribuídas 100 senhas por dia, em ordem de chegada, com término uma hora antes do horário previsto para o final dos atendimentos. Confira os endereços e horários no final do texto.
O Cidadania Itinerante realiza agendamentos de 1ª e 2ª via de RG; 2.ª via de CNH e Receita Federal, atestado de antecedentes criminais, orientação para baixar Carteira de Trabalho Digital no celular, consulta ao Serasa, criação de conta GOV, elaboração de currículo e emissão de 2ª via de CPF, título de eleitor e contas de águas e luz, além de encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC.
O serviço possibilita a entrada no seguro-desemprego, orientações com Procon e Defensoria Pública, informações migratórias com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa. Há ainda a possibilidade de registro de Boletim de Ocorrência e solicitação de 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito.
Lançado em junho de 2022, o Cidadania Itinerante atingiu a marca de 219 mil serviços solicitados, por mais de 63 mil pessoas da região metropolitana, interior e litoral do estado de São Paulo, e diversos bairros da capital paulista.