A Banda Sinfônica do Projeto Guri, de Bauru, realiza uma apresentação neste sábado (28/09), no Espaço Multiuso Sebastião Luis Pereira Lima, onde funciona a sede do projeto Tobias de Aguiar. O evento promovido pela Santa Marcelina Cultura, que administra o programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, que tem a parceria da Prefeitura de Palmital e da CTG Brasil, começa às 19 horas e tem entrada gratuita.
O grupo musical, que tem patrocínio máster da CTG Brasil e outro do Tauste Supermercados, tem a regência de Devanildo Balmant e é formada por músicos que mantém viva a rica tradição que remete aos imigrantes que trouxeram ao Brasil a cultura tipicamente europeia de ‘banda municipal’, muito ligada à vida social e coletiva das cidades. Sua instrumentação segue a mesma de outras bandas ao redor do mundo, com naipes de sopros e percussão.
Criada em 2012, a orquestra já fez apresentações em diversas cidades, além de participar de eventos na Argentina, em São Paulo e no Festival de Inverno de Campos do Jordão, sob o comando de renomados maestros. O regente do grupo, Devanildo Balmant, tem formação em Educação Musical pela Universidade Sagrado Coração – USC, e em Trompete Erudito pelo Conservatório de Tatuí, além de especialização em regência.
O repertório da Banda Sinfônica é variado, com obras nacionais e internacionais, incluindo Mt. Everest e Cry of the last unicorn, de Rossano Galante, Lux Aurunque, de Eric Whitacre, Second Suite Militar in F, de Gustav Holst, Waltz, de Ilari Hylkilã, Three Miniatures for Winds and Percussion, de Robert Sheldon e Libertango, de Astor Piazolla. Também serão apresentados Assum Preto/Qui Nem Jiló/Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e Três Danças Carnavalescas, de Hudson Nogueira.