Câmara comemora o Outubro Rosa e lança Procuradoria da Mulher em Palmital

A Câmara Municipal de Palmital realizou na quarta-feira uma atividade alusiva ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e orientações para a prevenção de câncer de mama e do colo do útero no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A programação do eventos incluiu palestra com orientações de saúde e o lançamento da Procuradoria da Mulher, como forma de defender os direitos do público feminino no município.

O evento foi realizado no salão do Departamento de Educação, no antigo Fórum da Comarca, com palestra ministrada pela ginecologista e obstetra Cristiane Candeo Zanetti. A médica apresentou conteúdo informativo com gráficos e fotos para destacar a importância dos cuidados da saúde da mulher e enfatizar medidas preventivas e fatores de risco do câncer.

Cristiane Zanetti falou sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero – Foto: Divulgação Câmara de Palmital

Para descobrir sinais do câncer de mama, Cristiane Zanetti destacou o autoexame diário para mulheres, com o objetivo de identificar eventuais mudanças ou nódulos. A ginecologista disse ainda que o exame Papanicolau periódico possibilita a descoberta de alterações celulares que indicam a doença no útero. Com os cuidados, destacou, aumenta a possibilidade do diagnóstico precoce que garante elevados porcentuais de cura.

DIREITOS – Durante evento, o vice-presidente da Câmara de Palmital, vereador Lukas Ortiz Amatti, anunciou o lançamento da Procuradoria da Mulher, com a apresentação da advogada Gabriela Moreira, diretora-geral da casa, como procuradora do novo órgão instituído por meio de lei proposta pelo presidente Cristian Rodrigo Alves Nogueira e aprovada pelos vereadores em fevereiro deste ano.

Gabriela Moreira fez breve apresentação e destacou que a Procuradoria da Mulher tem como objetivo assegurar mais representatividade às mulheres no Legislativo palmitalense e fortalecer a luta contra a violência de gênero. A advogada disse que, à frente do órgão, terá a missão de receber, examinar e encaminhar denúncias de violações de direitos e de discriminação contra a mulher, além de promover ações de conscientização, debates e seminários voltados ao público feminino.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.