Ciclone deve atingir o Sul com ventos de até 100 km/h; veja áreas afetadas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de que um ciclone extratropical deve se formar entre a noite desta quarta (23/10) e a madrugada desta quinta (24) na região Sul do país. O fenômeno deve gerar rajadas de até 100 km/h na região.

O ciclone deve se formar entre o Uruguai e o estado do Rio Grande do Sul. Segundo o Inmet, o fenômeno será formado por uma interação de áreas de instabilidade com um centro de baixa pressão. A expectativa é que ele gere volumes significativos de chuva e ventos fortes.

Apesar das rajadas de até 100 km/h, o Inmet considera que o mais provável é que os ventos fiquem numa faixa de 50 a 70k m/h. Também é esperado que o sol apareça em alguns momentos na região em alguns momentos, com as pausas nas chuvas e ventos fortes.

Rio Grande do Sul foi atingido por temporais que deixaram centenas de cidades em estado de calamidade neste ano. Foto: Ricardo Stuckert/PR

A entrada do fenômeno no Brasil deve ocorrer pelo oeste e sul do Rio Grande do Sul. As instabilidades mais fortes devem ocorrer no oeste, parte do centro e sul do estado após o ciclone ganhar força no Uruguai e no norte da Argentina.

Com o deslocamento dos ventos para áreas de alto-mar, há previsão de tempestades no oeste do Paraná e centro-oeste do planalto sul de Santa Catarina. As rajadas de vento têm maior probabilidade de ocorrer em regiões brasileiras próximas ao Uruguai, ao norte da Argentina e ao Paraguai.

Nas demais regiões, a expectativa é de ventania e uma chuva menos intensa. Na sexta (25), o tempo seco e o sol devem começar a predominar no sul do país, com apenas ventos moderados na faixa litorânea dos três estados do Sul.

Fonte: DCM

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.