Na quarta-feira (23), um avião de pequeno porte caiu em uma área de mata de difícil acesso em Santa Branca, no interior de São Paulo, durante uma tempestade. Cinco pessoas morreram, conforme informações preliminares das autoridades.
Vídeos e fotos mostram os destroços da aeronave, um Embraer-121 Xingu, que partiu de Florianópolis (SC) e seguia para Belo Horizonte (MG). Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e FAB (Força Aérea Brasileira) foram mobilizadas, mas as condições climáticas adversas dificultaram os trabalhos iniciais de busca.
Os destroços do avião foram localizados pelos bombeiros, que relataram dificuldades devido à forte chuva e baixa visibilidade. O local foi isolado por conta do risco de explosão, já que há um forte cheiro de combustível. Até o momento, não foram encontrados sinais de sobreviventes, e as investigações para apurar as causas da queda estão sendo conduzidas pela FAB e SERIPA IV.
A região onde ocorreu a queda fica próxima ao limite entre Paraibuna e Santa Branca, cerca de 100 km da capital paulista. Moradores relataram ter ouvido um estrondo seguido de explosão pouco antes da queda. Este é o segundo acidente aéreo no Vale do Paraíba em menos de um ano, sendo que o anterior ocorreu com um helicóptero em Paraibuna no Réveillon de 2024.
As investigações para determinar as causas da queda já estão em andamento e serão conduzidas pelo Cenipa. O Instituto Médico Legal (IML) será responsável pela identificação das vítimas fatais apuradas no local.
Fonte: DCM
