A Justiça Eleitoral de Palmital realizou na tarde de sexta-feira (25/10) o processo de recontagem dos votos para vereador da eleição realizada no início do mês de outubro. A cerimônia, realizada no Fórum da Comarca, teve a finalidade de cumprir os dispositivos da legislação depois do indeferimento do registro de uma candidata PSD, possibilitando que os dados de resultados do pleito estejam em conformidade com o banco de dados de candidaturas (Divulgacand).
De acordo com informações do Cartório Eleitoral, o reprocessamento foi necessário depois que Rose Palombo teve o pedido de registro de candidatura rejeitado na 83ª Zona Eleitoral e fez campanha com o status “Indeferido com recurso”, fazendo com que seus 54 votos fossem “Anulados sub judice”. Como a candidata não conseguiu reverter a decisão, mesmo apresentando recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teve a condição mudada para “Inapta”.
Diante da mudança no status da candidatura depois da oficialização dos resultados da eleição em 6 de outubro, o juiz eleitoral Victor Gavazzi César expediu o edital de convocação para o reprocessamento dos dados, citando órgãos do Judiciário e do Ministério Publico, bem como entidades e partidos políticos, coligações e federações para acompanhar o procedimento. O processo foi acompanhado pelo promotor Rafaelle de Filippo Filho e pelo Jornal da Comarca, sem o comparecimento de representantes partidários.
O chefe do Cartório Eleitoral Carlos Alberto Guedes, acompanhado do juiz Victor Gavazzi César, realizou o procedimento de reprocessamento dos votos a partir das 15 horas de sexta-feira (25/10), que terminou sem mudança no resultado de eleitos e de suplentes. Apenas os votos da candidata tiveram alteração e passaram a receber a denominação de “Anulado”. Após a retotalização, houve a expedição de um novo relatório de votação que foi assinado pelo juiz e pelo promotor eleitoral.