Comarca de Palmital interrompe tradição da cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos

A Justiça Eleitoral da Comarca não realizará evento para a diplomação dos vencedores das últimas eleições municipais em Palmital, Ibirarema, Campos Novos Paulista e Platina. A expedição do documento que reconhece o resultado das urnas e possibilita a posse dos eleitos em 2025 será feita apenas por meio digital.

A medida segue o procedimento adotado excepcionalmente em 2020, durante o período distanciamento de social na pandemia da Covid-19. A suspensão do evento novamente quebra a tradição do Judiciário em realizar cerimônias para diplomar os eleitos e marcar o encerramento do processo eleitoral. Em 2012 e 2016, por exemplo, a diplomação ocorreu em atos públicos no auditório da Etec de Palmital.  

Conforme o edital 34/2024 da 83ª Zona Eleitoral de Palmital, que abrange os municípios da Comarca e segue resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a expedição dos diplomas será feita pela internet a partir das 14 horas do dia 19 de dezembro. Os eleitos deverão acessar o “Sistema de Diplomação de Eleitos e Suplentes – DIPLOMAS” para baixar e imprimir os arquivos eletrônicos.

De acordo com o edital, assinado em 17 de outubro pelo juiz eleitoral Victor Gavazzi César, os documentos estarão disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP). O documento especifica ainda que “a partir desta data, as(os) candidatas(os) serão consideradas(os) diplomadas(os) para todos os fins de direito.” Outras Comarcas da região e do Estado também não realizarão cerimônias de diplomação.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.