Um prédio de dez andares desabou na madrugada de terça-feira (29/10) em Villa Gesell, cidade turística da Argentina. As equipes de resgate, compostas por bombeiros e socorristas de cidades vizinhas, buscam ao menos sete pessoas desaparecidas entre os escombros do Hotel Dubrovnik, estrutura que passava por reformas. O chefe dos bombeiros da cidade, Hugo Piris, afirmou que “entre sete e nove pessoas dormiam no edifício no momento do desabamento”.
A causa do colapso ainda não foi confirmada, mas moradores relataram que o local estava em obras. A Prefeitura de Villa Gesell informou que o edifício passava por modificações ilegais e sem autorização. Em comunicado, o órgão destacou que “na área colapsada (parte traseira), a estrutura estaria sendo modificada de forma ilegal e irregular”, indicando que trabalhadores da obra clandestina estão entre os soterrados.
De acordo com Piris, os trabalhos de remoção seguem lentamente, com cães farejadores sinalizando possíveis locais de soterramento. “Por volta da 1h da madrugada recebemos uma ligação informando sobre o desabamento. Ao chegar no local, confirmamos a situação e estamos trabalhando desde então na busca por pessoas”, afirmou o chefe dos bombeiros à Rádio Mitre.
No local, o ministro de Segurança da província de Buenos Aires, Javier Alonso, e o prefeito Gustavo Barrera acompanham as operações. Brigadas de resgate de diversas localidades, equipes de Saúde, Defesa Civil e Trânsito de Villa Gesell trabalham nas buscas, tentando garantir a segurança dos socorristas e preservar possíveis sobreviventes.
Fonte: DCM