Dois médicos foram denunciados e estão sendo investigados por Conselhos Regionais de Medicina por dizerem que câncer de mama “não existe” e que a mamografia causaria a doença. Eles foram denunciados por entidades da classe e as declarações são consideradas falsas pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).
A médica Lana Tiani Almeida da Silva, que tem inscrição no conselho de medicina do Pará e não possui especialização, gravou um vídeo nas redes pedindo que seus seguidores “esqueçam mamografia” e negando a existência da doença.
“Esqueça Outubro Rosa. Câncer de mama não existe. Sou a doutora Lana Almeida, médica integrativa, especialista em mastologia e ultrassonografia das mamas. Por isso venho falar para vocês que câncer de mama não existe. Então esqueçam Outubro Rosa. Esqueçam mamografia”, afirma.
O Conselho Regional de Medicina do Pará (CRM-PA) afirmou que “tomou conhecimento da postagem no Instagram da Dra. Lana Almeida, devidamente inscrita neste CRM, nesta terça-feira (29), e o fato já está sendo apurado por este Regional”.
Fonte: DCM