Finados atrai grande número de visitantes ao Cemitério de Palmital – Confira galeria de fotos

O Cemitério Municipal de Palmital recebeu grande número de visitantes no último sábado para as celebrações do Dia de Finados (2 de novembro). A programação do dia dedicado à memória dos mortos incluiu celebração religiosa da Igreja Católica e visitação a pontos de grande movimentação na necrópole, que recebeu melhorias e recursos de modernização da Prefeitura para facilitar a localização das sepulturas.

Ao contrário dos anos anteriores, quando eram rezadas missas individuais, as paróquias de São Sebastião e de Santo Antônio realizaram uma celebração conjunta logo no início da manhã. A Missa dos Fiéis Defuntos, presidida pelo padre Marcelo Barreto e concelebrada pelos padres Luiz Fernando Dias e Otávio Peres, foi realizada em estrutura coberta montada em frente à capela do cemitério, onde estão sepultadas 20,4 mil pessoas.

No período da manhã, houve grande movimentação de pessoas que procuravam sepulturas de familiares e amigos para fazer orações e depositar flores em homenagem aos entes queridos. Houve também grande visitação a pontos importantes da necrópole, como a capela do Anjinho e o Cruzeiro, onde os fiéis fizeram pedidos, preces e acenderam velas. No período da tarde, o movimento foi reduzido devido às chuvas que incidiram em Palmital.

DENGUE – O Departamento de Saúde, por meio da equipe de Controle de Endemias, realizou uma ação educativa contra a dengue na entrada do cemitério. Agentes desenvolveram trabalho de conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. Houve também informações sobre prevenção ao escorpião, incluindo a mostra de terrário com animais vivos capturados na necrópole.

MODERNIZAÇÃO – A atual administração investiu na modernização do cemitério, incluindo a instalação de um Ossário para abrigar restos mortais de sepulturas abandonadas ou de sepultados na galeria municipal (temporária). Desde o ano passado, está funcionando o sistema que indica a localização das sepulturas por meio de aplicativo que pode ser baixado com QR code disponível em placas na entrada da necrópole e no Cruzeiro.

Segundo a Prefeitura, em um ano de funcionamento, o sistema registrou média mensal de 2.924 acessos, totalizando 35.091 utilizações. Foram 2,6 mil downloads do aplicativo, registrando média mensal de 224 novos usuários. A administração municipal destacou também que, às vésperas do Finados de 2024, a utilização do recurso digital aumentou, mostrando a sua boa aceitação por parte da população.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.