A Prefeitura de Palmital desenvolve importantes trabalhos no setor de atenção básica de saúde com o objetivo de promover a prevenção de doenças e tratamentos que beneficiem todas as faixas etárias. Na terça-feira da semana passada (12/11), representantes do setor de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde estiveram em São Paulo para receber pela primeira vez o Prêmio Luiza Matida, uma honraria do Programa Estadual de IST/Aids-SP que é concedida anualmente desde 2019.
Palmital teve reconhecimento na sexta edição do prêmio e está entre os 200 municípios paulistas premiados. O trabalho é resultado das ações de diagnóstico e tratamento da sífilis realizadas nas unidades básicas da cidade, reforçando o comprometimento da atual administração com a saúde pública e o trabalho das equipes de saúde pela melhoria dos indicadores de qualidade de vida materna e infantil.
A conquista, segundo a Prefeitura, foi baseada em dados de 2023 e levou em conta critérios como a taxa de incidência de sífilis congênita e o percentual de casos da doença em relação aos de gestantes diagnosticadas. A avaliação do programa do governo estadual também considerou a cobertura de consultas no pré-natal na rede básica de saúde e as ações de tratamento adequado das gestantes infectadas.
“Esse prêmio é motivo de grande orgulho para toda a cidade e representa o esforço coletivo de muitos profissionais que atuam no dia-a-dia para proporcionar o melhor cuidado à população. A gestão municipal agradece o empenho de cada integrante das equipes de atenção básica e à população que confia e participa das ações de saúde”, diz trecho de nota divulgada pela Prefeitura.
O prefeito Luis Gustavo destacou que o reconhecimento com o Prêmio Luiza Matida reafirma o compromisso de Palmital com a promoção da saúde e busca pela prevenção de doenças na comunidade da cidade. “Essa conquista representa um marco para o município e serve como incentivo para continuarmos avançando, sempre em busca de oferecer uma assistência de qualidade e acolhedora”, enfatizou.