Projeções do Centro Nacional de Informações Ambientais dos Estados Unidos (NCEI) apontam que 2024 tem 99% de chance de se tornar o ano mais quente já registrado, superando 2023.
Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), os primeiros dez meses deste ano foram os mais quentes da história. Durante esse período, a temperatura do planeta estava 1,28 °C mais quente do que a média do século 20.
Outubro de 2024 foi o segundo mês mais quente em 175 anos de medição, ficando atrás apenas de outubro do ano passado, com uma diferença de 0,05°C. A média global de temperatura do último mês ficou 1,32°C acima da média registrada no século 20.
Segundo a NOAA, na América do Norte o outubro de 2024 foi o mais quente, enquanto a Oceania e o Sul da África tiveram o segundo outubro mais quente de suas histórias.
Além disso, o mês de outubro foi marcado pela menor cobertura de gelo registrada em 46 anos. Cinco ciclones tropicais foram registrados durante o mês, incluindo o furacão Milton, que atingiu a categoria 5.
Fonte: DCM