A Santa Casa de Misericórdia de Palmital inaugurou na tarde da última quinta-feira (14/11) o prédio do Núcleo de Operações Administrativas (NOA). A nova ala, cujo projeto foi viabilizado com o apoio da Prefeitura, foi adequada ao lado do Pronto-Socorro Municipal com o objetivo de oferecer ambiente mais funcional para a equipe de gestão e garantir a melhoria do atendimento à população.
Com localização anexa ao hospital, o NOA facilita o acompanhamento próximo e constante das atividades diárias da equipe de todos os setores, possibilitando uma administração mais ativa e conectada com as demandas dos colaboradores e da comunidade. A ala, com entrada pela rua Paulo Virgínio, concentra os setores de Administração, Finanças e Recursos Humanos, o que facilita os serviços internos e o atendimento ao público.
O novo setor, que também serve como local de entrada e saída dos colaboradores, conta com vestiário e sala de descanso. Outra novidade do NOA é a implantação de uma Agência Transfusional, um espaço exclusivo para a realização segura de transfusões de sangue em pacientes atendidos pelo hospital e pelo Pronto-Socorro. O espaço inclui ainda um setor de Ouvidoria, onde qualquer pessoa pode registrar sugestões e reclamações.
O NOA marca a conclusão da quarta fase do projeto de modernização da Santa Casa, que já realizou reformas na área para pacientes do SUS e na ala de convênios e particulares, além do Pronto-Socorro. Desde 2021, quando do lançamento do projeto de modernização, a instituição investiu em infraestrutura, contratou mais profissionais e adquiriu novos equipamentos para garantir mais qualidade de atendimento à população.
DISCURSOS – A cerimônia de entrega do NOA foi realizada no pátio interno da Santa Casa, com a presença de membros da equipe de gestão, autoridades e convidados, além de um grande número de colaboradores de todos os setores. A interventora técnica Nívea Damini destacou a transformação realizada nos últimos anos no hospital, enfatizando o empenho dos trabalhadores e o apoio da administração municipal, que acredita no trabalho da atual gestão da entidade.
A interventora administrativa Fabiana Paes disse que a criação do NOA significa a concretização de um sonho, pois o setor administrativo agora conta com espaço próprio que permitirá melhores condições de trabalho. Ela também enfatizou o amplo processo de modernização do hospital que, em próximas etapas, terá melhorias na lavanderia, na clínica médica e no centro cirúrgico, com programação de obras previstas até 2028.
A vice-prefeita Ana Elisa falou sobre a importância da Santa Casa, como patrimônio de todos os palmitalenses, destacando o trabalho da atual administração pela entidade e as conquistas já viabilizadas. O prefeito Luis Gustavo destacou a prioridade da melhoria do hospital para oferecer atendimento de qualidade à população e lembrou que, durante a pandemia, algumas iniciativas contribuíram para reduzir o nível de letalidade da Covid e a salvar muitas vidas.
O prefeito, que estava acompanhado da diretora de Saúde Nádia Ortiz, também citou as melhorias já viabilizadas no projeto de modernização do hospital e ressaltou os benefícios do NOA, afirmando que os trabalhos terão continuar nos próximos quatro anos para melhorar ainda mais a estrutura da entidade. Na sequência, Luis Gustavo acompanhou o início da entrega de novos uniformes confeccionados para os funcionários da Santa Casa.