ESPETÁCULO NO CÉU: Autônomo registra nuvem arco-íris no céu de Ibirarema

O autônomo Sérgio Augusto Henrique, de 37 anos, registrou no início da tarde desta terça-feira (26/11) um fenômeno atmosférico curioso no céu de Ibirarema. Ele enviou ao JC por meio de rede fotos de uma “nuvem arco-íris” que foi captada no conjunto Nossa Senhora das Vitórias, na zona urbana da cidade.

Sérgio, que reside na rua Albertino de Oliveira Lima, disse que sua mãe observou o fenômeno no céu e o avisou para registrar o curioso espetáculo de cores em meio ao céu carregado de nebulosidade. Segundo ele, a imagem foi captada com a câmera do celular apontada para o sentido de Palmital, quase em posição de contraluz com o sol.

De acordo com informações do o meteorologista Bruno Bainy do Cepagri, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura, reproduzida em reportagem do portal “A Cidade On” que noticiou fenômeno parecido em março deste ano, o fenômeno aconteceu por causa de iridescência. Ele tem a forma de um arco-íris reto.

Foto: Sérgio Augusto Henrique

Conforme o especialista, o efeito óptico na atmosférica ocorre quando há uma separação das cores da luz solar “branca” pela difração dos raios solares.  Bainy explicou que, geralmente, o arco-íris de forma reta ocorre quando a luz passa por nuvens do tipo “cirrus”, que ficam acima de 10 km da superfície e são compostas principalmente por cristais de gelo. 

A “nuvem arco-íris” não é tão rara de acontecer, mas dura pouco tempo e depende de condições ideais, como a presença dessas nuvens em camadas não tão finas (a ponto de não terem interação com a luz) e nem tão espessas (a ponto de bloquearem a luz), além de um ângulo adequado com os raios solares para a observação da iridescência ser possível. 

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.