A Polícia Federal deflagrou na terça-feira (10/12) a Operação Overclean, em parceria com a Receita Federal, Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF) e a Agência Americana de Investigações de Segurança Interna (HSI). Um dos principais alvos é o vereador de Campo Formoso (BA) Francisco Nascimento, primo do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA).
Francisco foi preso preventivamente após tentar se livrar de uma sacola com dinheiro jogando-a pela janela. O montante foi apreendido, e sua origem será investigada.
A investigação mira desvios milionários de R$ 1,4 bilhão em contratos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). As apurações revelaram que verbas de emendas parlamentares e outros contratos eram desviadas para empresas e pessoas ligadas ao esquema.
Outro alvo da operação, Flávio Henrique Lacerda Pimenta, também foi preso. Com ele, a PF encontrou R$ 700 mil em espécie. Segundo os investigadores, a movimentação financeira dos envolvidos será analisada para identificar o destino dos recursos desviados. “Os valores encontrados indicam uma prática sistemática de ocultação de dinheiro público”, afirmou um representante da PF.
Fonte: DCM