Uma força-tarefa com policiais civis e militares, além de voluntários, está atuando nas buscas pelo garoto Matheus Bernardo Valim de Oliveira, de 10 anos, que está desaparecido desde quarta-feira (11/12) em Assis. Por volta das volta das 13 horas, ele saiu com sua bicicleta nas proximidades de sua residência, na Vila Central, e não foi mais visto.
Em áudio enviado à imprensa nesta sexta-feira (13/12), o tenente-coronel Fabiano Leon de Oliveira Thomassian, comandante do 32° Batalhão da PM de Assis, falou que diversas equipes policiais estão mobilizadas nas buscas, incluindo o Canil do Baep e até um helicóptero Águia para sobrevoos em áreas de mata onde havia informações de que o garoto pudesse estar. A Polícia Civil também trabalha na investigação do paradeiro de Matheus Bernardo.
O oficial disse que as pessoas precisam ter paciência e contribuir com informações reais para que as autoridades possam localizar o garoto. O comandante da PM na região ressaltou que as buscas foram iniciadas logo depois do registro do desaparecimento e que todas as informações recebidas são checadas, com ações concentradas nos locais onde Matheus Bernardo teria passado.

Porém, na esteira da grande repercussão do caso, Thomasian destacou que surgem também informações desencontradas e fantasiosas que atrapalham o trabalho da polícia, além de outras atitudes que atrapalham o trabalho policial. Um exemplo citado pelo oficial foi de uma youtuber que reuniu familiares do menino e outras pessoas para buscas em uma mata onde haveria informação de que Matheus Bernardo estava.
Este procedimento, classificada pelo comandante da PM como “showzinho para se aparecer”, inviabilizou que o trabalho dos cães farejadores pudesse ser realizado, pois os odores das pessoas que passaram pelo local confundiria os animais e encobriria os eventuais rastros do desaparecido. “Gostaríamos de pedir para que a população não fique inventando histórias, compartilhando vídeos, imagens e informações errôneas, porque isso dificulta o trabalho da polícia”, destacou Thomassian a um portal de notícias.