O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, utilizou as redes sociais na terça-feira (17/12) para criticar a substituição do nome da orixá Iemanjá na letra da música Caranguejo, da cantora Claudia Leitte. Ela já havia feito isso em outras canções.
O episódio aconteceu no último sábado (14), durante o primeiro show de ensaio de verão da artista no Candyall Guetho Square, em Salvador, sede da banda Timbalada, criada por Carlinhos Brown. Em vídeos que circularam nas redes, Claudia Leitte aparece cantando “Eu canto meu Rei Yeshua” (referência a Jesus em hebraico) no lugar de “Saudando a rainha Iemanjá”, trecho original da música. A mudança, adotada desde 2014, coincide com a conversão da cantora ao evangelismo.
Sem mencionar diretamente o nome da cantora ou o trecho modificado, Tourinho publicou um texto destacando a importância do axé e sua relação com as religiões de matriz africana. Ele também apontou como artistas brancos têm maior visibilidade na axé music, enquanto os negros, muitas vezes responsáveis pela criação e ritmo, ficam em posições secundárias.
Fonte: DCM