Por que cidades europeias estão distribuindo galinhas aos moradores

Desde 2015, o pequeno vilarejo de Colmar, no nordeste da França, vem distribuindo galinhas gratuitamente para seus moradores como parte de um programa inovador para reduzir o desperdício de alimentos. A iniciativa, lançada pelo departamento de coleta de lixo local, foi inspirada no slogan de campanha do então presidente da Agglomération de Colmar, Gilbert Meyer: “uma família, uma galinha”.

O projeto, que começou com 200 residências em quatro municípios, já distribuiu mais de 5.282 galinhas e continua em expansão. Os moradores que aderem ao programa recebem duas galinhas e assinam um termo de compromisso para cuidar dos animais. O departamento de resíduos realiza inspeções aleatórias para garantir o bem-estar das galinhas, e os moradores são responsáveis por construir ou comprar seus próprios galinheiros.

Em troca, as famílias ganham um suprimento constante de ovos frescos e ajudam a reduzir o desperdício de alimentos, já que as galinhas são alimentadas com restos de comida que, de outra forma, iriam para aterros sanitários. O programa tem sido um sucesso tanto para os moradores quanto para o meio ambiente.

Antes mesmo de Colmar, Pincé, no noroeste da França, começou a distribuir galinhas em 2012. A iniciativa começou como um plano para reduzir a produção de lixo orgânico na cidade. Já na Bélgica, Mouscron e Antuérpia e na província de Limburg, distribuíram os animais, mas exigindo que as famílias não os levassem ao forno por pelo menos 2 anos.

Fonte: DCM

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.