Câmeras de segurança registraram uma onça-parda — também chamada de leão-baio ou puma — circulando pelas ruas do bairro Gioppo, em Caçador (SC), na quarta-feira passada (07/05). Num dos vídeos, o felino de quase 70 kg caminha por uma via sem asfalto enquanto um cachorro se aproxima latindo, fazendo um morador recuar ao perceber a presença do predador.
A Polícia Militar Ambiental (PMA) informou que não houve ataques nem outros avistamentos além deste único registro. Com cerca de 73 mil habitantes, Caçador fica no Meio-Oeste catarinense, região onde a onça-parda é o maior felino nativo, podendo chegar a 1,5 m de comprimento, sem contar a cauda.
Segundo o sargento Osmar Sônego, comandante da PMA local, “a suspeita é que o animal tenha se escondido em área de mata próxima”. Ele explicou que a população já foi orientada sobre como proceder em caso de novos contatos: “Evitar qualquer tentativa de contato ou acuar o animal, que pode se tornar agressivo ao se sentir ameaçado.”
As autoridades reforçaram ainda a importância de acionar as forças de segurança — e nunca tentar atacar ou ferir o felino, o que configura crime ambiental. Até o momento, não há registros de feridos ou prejuízos materiais, mas a passagem inesperada do puma já mobiliza equipes de resgate e despertar alerta em toda a cidade.
Fonte: DCM