Solstício de inverno: Brasil terá a noite mais longa do ano nesta sexta-feira; entenda

O inverno começa oficialmente nesta sexta-feira (20/06), às 23h42 (horário de Brasília), com a chegada do solstício. O fenômeno marca a data em que os raios solares incidem perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer, diminuindo a incidência de luz solar nas regiões ao sul da linha do Equador. Isso resulta em dias mais curtos, noites mais longas e queda nas temperaturas.

A inclinação de 23,5° do eixo terrestre é o que causa as estações do ano. No caso do Hemisfério Sul, o solstício de inverno traz a menor duração de luz solar no ano, especialmente em áreas mais ao sul do Brasil. Já no Hemisfério Norte, ocorre o solstício de verão, com o dia mais longo do ano. A alternância das estações está diretamente ligada à forma como o Sol ilumina diferentes partes do planeta ao longo da órbita terrestre.

O fenômeno não pode ser observado diretamente no céu, mas seus efeitos são sentidos por todos. Ao contrário dos equinócios — que ocorrem em março e setembro e marcam o equilíbrio entre dia e noite —, os solstícios representam o auge da diferença entre luz e escuridão nos hemisférios. No caso de hoje, teremos a noite mais longa do ano em todo o Hemisfério Sul.

Fonte: DCM

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.