Criada por produtores, Usina Enersugar consolida parceira com fornecedores para fortalecer setor canavieiro

O Dia do Agricultor representa uma justa homenagem aos que trabalham pela produção da riqueza da terra e movimentam a economia que gera emprego, renda e bem estar às comunidades abrangidas. Exemplo recente de contribuição para o desenvolvimento do setor canavieiro no Vale Paranapanema é a criação da Usina Enersugar, fundada por produtores rurais com a filosofia de atuar em parceria com os fornecedores para fortalecer a atividade voltada à produção de açúcar e bioenergia.

A empresa foi criada em 2019 pelos agricultores-empresários Dorival e Dirceu Finotti, em sociedade com Sylvio Ribeiro do Valle Mello Júnior, transformando-se em alento para o agronegócio regional ao suprir as lacunas deixadas pelas várias usinas e destilarias paralisadas e que causaram transtorno e insegurança a muitos agricultores com dificuldades para comercializar suas safras em um período muito complicado, seguido da pandemia da Covid-19.

Fornecedores de cana ficaram impossibilitados de pagar suas contas e financiamentos. Alguns perderam propriedades”, lembrou Sylvio Ribeiro, que na época era presidente da Assocana. “Neste momento dramático Dorival, Dirceu e eu percebemos que a falta de uma “boca” consumidora de dois milhões de toneladas de cana não poderia desaparecer da região. Além dos problemas sociais, a falta seria muito mais contundente para o agronegócio, pois deixaria de gerar renda para trabalhadores, agricultores, terceirizados e municípios, mergulhando a região num indesejado ciclo de decadência”, lembrou.

Os irmãos Dirceu e Dorival Finotti formaram sociedade com Sylvio Ribeiro para fundar a Enersugar

Com o objetivo de reverter o quadro de desalento, os sócios iniciaram o projeto para a aquisição e reativação de usina paralisada em Ibirarema. “Assim nasceu a Enersugar. Contratamos profissionais de primeira linha com larga experiência no ramo, levantamos capital para recuperação e modernização do parque industrial, recontratamos os antigos funcionários e novos também”, destacou.

Logo na primeira semana de funcionamento em 2020, foi decretado o ‘lockdown’ da pandemia. Como nosso setor foi liberado para funcionar, continuamos contratando, enquanto outros segmentos estavam demitindo. Então, atuamos como um esteio onde as pessoas puderam se segurar naquele momento terrível”, ressaltou Sylvio.

Durante os primeiros ciclos de trabalho, a Enersugar se consolidou pela eficiência na administração e modernidade na filosofia de trabalho, com foco na segurança, na sustentabilidade e na parceria com os agricultores, oferecendo benefícios e opções diferenciadas de remuneração.

Após a “safra teste” em 2020, quando processou 350 mil toneladas de cana, a Enersugar fez melhorias nas instalações industriais, aprimorou os processos de produção, fortaleceu as parcerias com os agricultores para ampliação da área plantada e o progressivo aumento no volume de matéria-prima. Na safra 2021, chegou a 740 mil toneladas de cana processada, superou 1 milhão de toneladas em 2022, chegou a 1,4 milhão em 2023 e 1,5 milhão em 2024 e definiu meta de 1,7 milhão para este ano.

Somos uma empresa que gera mais de meio bilhão de faturamento e continuamos em crescimento. Atingimos, já nos primeiros anos, índices de eficiência industrial iguais aos das usinas de referência. As comunidades circunvizinhas estão prosperando, pois as famílias têm estabilidade nas finanças e os agricultores têm confiança para investir na produtividade. Entramos num círculo virtuoso e temos muita história pra contar em seis anos de existência. Temos muito orgulho disso”, comemorou Sylvio.

Contratamos 5 mil hectares de cana para que a Enersugar possa moer 1,7 milhão de toneladas e, na próxima safra, temos perspectiva de 2 milhões”, finalizou o sócio.

DIVERSIFICAÇÃO – A estruturação do trabalho e a parceria sólida com o setor produtivo permite que a empresa desenvolva novos projetos em benefício do setor. Uma das iniciativas é a fábrica de biofertilizantes em parceria com a Agrion e a NovaAmérica, para aproveitar a vinhaça e a torta de filtro na produção de adubo organomineral que contribuiu para aumento da produtividade nos canaviais.

SEGURANÇA COMERCIAL E JURÍDICA

Melchiades Terciotti, diretor-geral da Enersugar

A Enersugar reconhece o agricultor como pilar do desenvolvimento econômico da região. “Nosso modelo de trabalho privilegia as relações duradouras e a parceria entre todos os envolvidos na cadeia produtiva da cana. E o agricultor é peça fundamental neste processo, pois atua na especialização, na dedicação e no cuidado com a produção que garante o desenvolvimento da agricultura e da agroindústria”, explicou o diretor-geral Melchíades Terciotti. “Atuamos para que o produtor tenha garantia de comercialização segura, rentável e promissora, garantindo a sustentabilidade nos negócios”, completou.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.