A Prefeitura de Ibirarema realizou na quarta-feira da semana passada (30/07) a Conferência Municipal de Educação Inclusiva, objetivando o aprimoramento das atividades educacionais como direito de todos os ibiraremenses. O evento, sob a coordenação do Departamento de Educação, teve como tema “Tecendo Redes de Apoio, Escola, Família e Sociedade, uma Rede Acolhedora e Acessível a todos”.
A conferência foi realizada no Salão Paroquial com a presença do prefeito José Benedito Camacho, o Camachinho, acompanhado da primeira-dama Nereide Camacho, do vice-prefeito Juvenal Pontremolez Filho e do diretor de Educação Alceu Sérgio Pereira. A Câmara Municipal foi representada pelo presidente Rodrigo Ramos e pelo vereador João Gabriel Marinelli. Também participaram a vice-prefeita de Campos Novos Paulista, Tânia Salvador, e os dirigentes educacionais de Echaporã, Clayton Molari, e de Salto Grande, Ana Maria Barbalho.
Depois de ato cívico, o diretor Alceu Sérgio apresentou um diagnóstico da educação municipal e foi seguido de discurso de Camachinho, que ressaltou os avanços no setor em Ibirarema e declarou aberta a conferência. Também foi realizada uma apresentação cultural com o tema voltado à educação inclusiva proposta pela conferência, que reuniu cerca de 250 participantes.

A primeira palestra da conferência, com o tema “Educação especial e inclusiva: realidade e judicialização”, foi ministrada por Sonaira Fortunato, especialista em direitos humanos, acessibilidade, saúde e inclusão. Em seguida, houve a participação de Otávio Morales, especialista em análise do comportamento e Terapia de Aceitação e Compromisso, que falou sobre “Avaliação e intervenção: como a neuropsicologia pode atuar em conjunto com o ABA para o TEA”.

No período da tarde, os participantes da conferência se reuniram em grupos para discutir e apresentar propostas a partir dos eixos temáticos de “Concepções e Princípios da Educação Inclusiva”, “Formação Continuada e Práticas Pedagógicas”, “Estruturação do AEE no Município”, “Rede de Apoio, Parcerias e Atendimento Colaborativo” e “Gestão, Monitoramento e Avaliação da Inclusão”.
Os debates, segundo a organização, buscaram avaliar as habilidades e estratégias pedagógicas utilizadas pela rede municipal de ensino, possibilitando fomentar avanços nas ações educacionais do município. Na plenária final, foi feita a apreciação e aprovação de propostas que serão encaminhadas ao Executivo para a melhoria das ações e o fortalecimento das políticas públicas de inclusão em Ibirarema.
O diretor de educação, professor Alceu Sérgio Pereira, disse que a Conferência foi produtiva e impactante, com ativa participação de 10 grupos de estudos. “Vamos produzir um documento norteador para traçar uma política pública de educação inclusiva necessária e urgente”, afirmou. Já o prefeito Camachinho foi enfático ao citar a importância da Conferência como meio de democratização e evolução do ensino municipal. “Nossa administração é aberta e transparente e a participação da sociedade na elaboração de políticas públicas é essencial para reafirmar esse compromisso com nosso povo”, finalizou.





