Uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical, trará mudanças climáticas para o Sul e parte do Sudeste do Brasil neste final de semana. Após a ocorrência de chuvas, uma forte massa de ar polar continental avançará sobre o país, derrubando as temperaturas no Estado de São Paulo. Conforme a meteorologia, Palmital pode ter mínimas de 6ºC.
De acordo com a meteorologia, esta é a 5ª onda de frio no país neste ano que deve começar neste sábado (09/08) e se estender até a próxima quarta-feira (13/08). A massa de ar polar deve provocar uma queda mais significativa, com condições para geada ampla nos estados do Sul e em Mato Grosso do Sul, não descartando o fenômeno em áreas de São Paulo e do extremo sul de Minas Gerais.
A última semana foi marcada por temperaturas amenas, com mínimas acima dos 10ºC e máximas que não ultrapassaram os 30°C, além de tardes muito secas com umidade relativa do ar abaixo dos 30%. Os dados são do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), que mantém uma estação automática de monitoramento climático no Horto Florestal Estadual, nas proximidades do Distrito de Sussuí.
Na madrugada desta sexta-feira (08/08), conforme o Ciiagro, a mínima foi de 10,5°C. Conforme o radar do IPMet/Unesp, que faz o monitoramento climático na área entre Bauru e Presidente Prudente, havia diversos pontos de chuva na região de Palmital, onde o céu ficou nublado pela manhã. A previsão para este sábado (09/08) é de frio, com mínima de 9ºC na madrugada e máxima de 21°C. O céu deve ficar ensolarado.
Para domingo (10/08), também com céu limpo, os termômetros devem cair para 6°C, conforme estimativa do IPMet/Unesp, com máxima de 23°C no período da tarde. A semana em Palmital começará fria, com mínimas de 6°C na segunda (11/08) e na terça-feira (12/08). A partir de quarta-feira (13/08), as temperaturas entram em elevação, sem a previsão de chuva e com expectativas de marcas entre 15°C e 28° para o próximo domingo (17/08).
