Um incêndio de grandes proporções atingiu na manhã desta quarta-feira (13/08) um depósito de materiais recicláveis localizado às margens da rodovia Nelson Leopoldino, em Palmital. A fumaça negra chamou a atenção da população ao tomar conta do céu da cidade e formou uma trilha na paisagem da região, estendendo-se por vários quilômetros e sendo vista em municípios vizinhos.


Uma grande operação de combate às chamas, que contou com a coordenação da Defesa Civil de Palmital, teve a participação de brigadas de incêndio da Prefeitura, de usinas, de empresas e de propriedades rurais do município e da região. O trabalho evitou que o fogo se alastrasse para matas vizinhas ou edificações, como a unidade da Belagrícola e a usina de biodiesel da Coopermota.


A fumaça negra também prejudicou a visibilidade no trecho rodovia Nelson Leopoldino que fica ao lado da área do incêndio, nas proximidades do antigo recinto da Fapip e do Horto Florestal. Em comunicado emitido por meio de redes sociais, a Prefeitura pediu cautela aos motoristas que passam pelo local para evitar acidentes.
O combate às chamas também ganhou reforço do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, que enviou o helicóptero Águia 6 com um puçá para jogar água que é captada no lago da antiga Pomafa, ao lado da estrada do Matadouro. De acordo com a Defesa Civil de Palmital, o combate ao fogo é difícil devido á característica do material armazenado, que é de altamente inflamável e gera muita caloria.
Segundo a Defesa Civil, a maior parte do material reciclável do depósito já havia sido queimada por volta das 10 horas, mas os trabalhos continuavam para evitar que as chamas se alastrassem para áreas de vegetação vizinhas. Também seria necessário o rescaldo das cinzas para evitar o surgimento de novos focos de fogo no local. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio.












