ONÇA ANFÍBIA
As nossas onças-pardas interestaduais, paulistas e paranaenses, tem muitos atributos inerentes aos felinos. Conhecidas como Pumas ou Suçuaranas, possuem incrível capacidade de adaptação a muitos habitats, têm agilidade no salto e são solitárias e territorialistas. No topo da cadeia alimentar, que “grazadeus” não inclui humanos, as onças são também anfíbias. Atravessam o Panema a nado.
PEGA NA MENTIRA
As histórias de onças povoam a imaginação de muita gente que se diz corajosa e que teve muitos encontros com felinos. Como a onça-parda não emite rugidos, pois tem a vocalização similar a um miado, parecido com o do gato, é preciso ficar atentos às histórias dos pescadores e de seus comparsas. Quem disser que se arrepiou com o esturro da onça-parda, não passa de mentiroso.
RADAR NA MOITA
Com o aumento significativo de radares nas estradas, quase todas devidamente concedidas e pedagiadas, uma das poucas funções da Polícia Rodoviária é multar os incautos motoristas trabalhadores. Escondidos nas moitas e nas sombras das árvores, os guardas apontam suas armas arrecadatórias para os veículos que descem nas banguelas para economizar combustível. Só na tocaia.
VEJA ESTA E OUTRAS NOTAS DE HUMOR, SÁTIRA, CRÍTICA E AUTOCRÍTICA NAS VERSÕES IMPRESSAS DO JC – Promoção de assinatura R$ 100,00 por seis meses.
