No início da tarde desta quarta-feira (10/08), moradores de Palmital e região receberam no celular um “alerta severo” da Defesa Civil Estadual sobre a baixa na umidade relativa do ar e o risco de queimadas. O aviso, que é uma novidade implantada pelo governo estadual, foi enviado aos dispositivos eletrônicos por meio do sistema Cell Broadcast do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão do governo de São Paulo.
Os usuários de dispositivos móveis com tecnologia 4G e 5G que estão nas áreas com grave risco devido à baixa umidade do ar foram alertados para tomar cuidado com a saúde e com os incêndios em vegetação. O alerta eletrônico, que vale até às 19 horas, orienta a pessoa a beber água para se manter hidratado e evitar a prática de queimadas, que inclui o uso de fogo para limpeza de terrenos ou para acabar com lixo, bem como não jogar bitucas de cigarro.
A situação climática causa risco de queimadas que podem gerar fumaça que polui o ar. Também há a agravante da poeira nas estradas rurais que dificulta a visão dos motoristas e pode ocasionar acidentes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a umidade do ar ideal para a saúde humana deve variar entre 50% e 80%. Em níveis mais baixos, causa riscos principalmente para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
De acordo com o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), que mantém uma estação automática nas proximidades do Distrito de Sussuí, Palmital registrou dias muito quentes e secos desde a última semana, com temperaturas máximas acima de 30°C. Na última segunda-feira (08/09), o calor foi de 35,8°C e a umidade relativa do ar chegou a 21,1%, causando desconforto na população.
De acordo com o Ciiagro, mesmo com a chuva verificada na manhã de terça-feira (09/09), a condição climática foi de extrema aridez, com umidade relativa do ar mínima de apenas 16,9% no período da tarde. O índice apurado pelo órgão de monitoramento meteorológico às 14 horas desta quarta-feira (10/09) era de 17%, indicando que os níveis devem cair ainda mais até o período da noite.
A previsão do IPMet/Unesp é que Palmital tenha dias quentes e secos até o final de semana, com tempo ensolarado sem probabilidade de chuvas. Confira abaixo:
