Desde quarta-feira (25/09), viralizaram nas redes sociais postagens noticiando que o “Brasil terá onda de tempestades com risco de tornados” sem qualquer menção de data ou locais, citando a MetSul Meteorologia.
A publicação inicial surgiu de uma página na rede Facebook, chamada de Universo Curioso, dedicada a notícias espetaculosas e de click bait. Contudo, segundo publicação do MetSul, a notícia é falsa. Na sequência, várias outras contas e páginas nas redes sociais, que não são técnicas em Meteorologia ou de jornalismo profissional, republicaram a informação falsa.
O que é verdade?
A MetSul emitiu às 12h39 do dia 19 de setembro (seis dias atrás) um alerta de que o Centro-Sul do Brasil seria castigado por uma onda de tempestades com risco de tornados, assim o alerta não é de agora e antigo.
O alerta do dia 19 se cumpriu integralmente com uma onda de tempestades no último fim de semana com estragos em vários estados e uma morte em Goiás. Conforme uma análise da MetSul, tornados atingiram Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Ainda, o Paraná teve rajadas de vento recordes com enorme impacto na rede de energia.
A previsão para os próximos dias indicada uma frente fria avançando e com chuva no Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo, mas não há previsão de uma onda de tempestades com tornados.
“Frequentemente, as empresa e canais oficiais de Meteorologia se obrigam a desmentir informações falsas sobre o tempo publicadas em redes sociais. Por isso, enfatizamos sempre para que as pessoas somente se orientem sobre o tempo e o clima em canais especializados, como as redes sociais da MetSul e metsul.com, ignorando conteúdos apelativos de páginas inconsequentes e que são o pior da internet em busca de engajamento como é o caso de Universo Curioso”, destaca a meteorologista Estael Sias.
Fonte: MetSul