A aproximação da Ceagesp – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo -, do governo federal, com a agricultura familiar, envolve também a armazenagem que está garantindo descontos de 30% para quem tem o CAF – Cadastro Nacional da Agricultura Familiar -. A honra de estrear essas condições coube a agricultores de Palmital, que aproveitaram as condições da Proposta de Resolução da Diretoria (PRD) 009/2025.
Os produtores que estão depositando suas produções desde o fim de agosto na AGPAL- Unidade Armazenadora de Palmital – receberam os primeiros boletos já com o desconto. Antes, porém, a informação já estava sendo espalhada pelo campo. “No caso do AGPAL, após a aprovação da PRD, a informação foi repassada ao Sindicato Rural e ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, via divulgação pelo WhatsApp”, contou Luís Eduardo Vieira Pinto, chefe das Regionais II e IV da armazenagem.
Outras estratégias foram adotadas para que a notícia chegasse ao máximo possível de receptores. “Essa informação também foi divulgada na rádio Regional durante o período de 30 dias, além de ter sido feito contato direto com os clientes que passam pela Unidade, fora os momentos de criação de novos cadastros”, completou Luís Eduardo. Agricultores interessados no benefício também podem procurar a equipe da unidade para obter mais informações.
De acordo com a empresa, quando o agricultor opta pela Ceagesp, tem sua carga bem encaminhada desde o começo e recebendo os seguintes processos: 1) Recepção dos grãos; 2) Amostragem e classificação; 3) Limpeza; 5) Secagem; 6) Expurgo; 7) Armazenagem e manutenção da qualidade; e, 8) Expedição. Outro trunfo da Ceagesp é a devolução da sobra técnica, quando o produtor recebe no fim do contrato o proporcional daquilo que foi estocado, com as devidas correções devido à quebra técnica.
“Estamos bem atentos às oscilações do mercado e as cargas que nos foram confiadas são liberadas com rapidez para que quem transforma o campo em riqueza aproveite o melhor momento de venda de seu produto, que estará guardado com toda a segurança e assistência que só uma rede com o tamanho e o conhecimento da nossa pode oferecer”, diz trecho de nota enviada à imprensa pela Ceagesp, que é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
“Nossos silos são de concreto, que proporcionam melhor isolamento térmico em comparação aos metálicos, fora serem menos suscetíveis a contaminações externas, o que favorece uma melhor manutenção da qualidade e da integridade das cargas armazenadas. Além disso, todas as mercadorias possuem seguro, o que só aumenta a segurança dos depositantes”, completou a empresa sobre a unidade de Palmital, que é uma das maiores estruturas da Ceagesp e tem capacidade estática para 100 mil toneladas, dividida em dois graneleiros, o primeiro inaugurado em 10 de setembro de 1976 e o segundo, em 7 de maio de 1978.
63